Dias de greve em Portugal.
Setores da saúde e educação poderão ser afetados pela paralisação convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Serviços e Entidades com Fins Públicos.
Foi emitido também um pré-aviso de greve para esta sexta pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins e Federação Nacional dos Professores.
Trabalhadores da saúde e pessoal docente e não docente poderão limitar a capacidade de respostas nos hospitais, centros de saúde e escolas.
A valorização de carreiras, atualizações salariais, reposição de pontos para progressão remuneratória, o fim do banco de horas, o combate ao uso abusivo de turnos suplementares e o caderno reivindicativo sobre a contratação de pessoal efetivo são medidas reclamadas pelos trabalhadores.
No ensino, reclama-se a criação da carreira específica de técnico auxiliar de educação.
As greves deste final de semana deixam hospitais, centros de saúde e escolas na incerteza.
Esta sexta há greve geral da função pública e dos médicos o que vai levar serviços de saúde e escolas a limitar a sua ação.
As escolas estão a sentir os efeitos da greve.
O agrupamento da Gafanha da Nazaré já avisou os pais que “não estão reunidas as condições necessárias para assegurar o normal funcionamento das atividades letivas na Escola Básica Professor Fernando Martins a partir das 12h25”.
Os alunos que tenham refeição marcada almoçam mas depois não haverá atividades letivas.