“A fusão com o Grupo Midea representa um emocionante novo capítulo para a Teka" - Mauro Correia (CEO do Grupo Teka).

Está concluído o processo de processo de aquisição da Teka.

Após as necessárias aprovações das entidades reguladoras relevantes, a aquisição do Grupo Teka pelo Grupo Tecnológico Asiático Midea foi concluída com sucesso.

A empresa em Portugal procura transmitir uma mensagem de tranquilidade deixando claro que se abrem novas perspetivas de crescimento.

Poucos dias depois de notícias sobre incerteza no futuro das unidades da Península Ibéria, o Grupo Teka diz que “prevê aumentar exponencialmente a presença das suas marcas em novos mercados e expandir a sua quota nos mercados onde está já presente”.

Acredita que a operação potenciará as capacidades do Grupo Teka, consolidando a sua posição na indústria para competir globalmente.

Em mensagem deixada aos parceiros, afirma-se que a entrada do novo acionista a empresa nacional “alargará as suas linhas de produto e entrará em novas categorias, fornecendo soluções para casa aos consumidores.

“Integrará a força tecnológica e inovadora da Midea na sua cadeia de valor e expandir-se-á para novos mercados, permitindo a oferta de uma gama completa de soluções para a casa, incluindo uma gama alargada de eletrodomésticos, lava-louças e misturadoras”.

Fora da operação fica a Teka Rússia LLC.

Esta operação estratégica, inicialmente comunicada em junho de 2024, combina a “liderança tecnológica, inovadora e a escala industrial do Grupo Midea, com a herança centenária das marcas do Grupo Teka e a sua robusta presença na Europa, Ásia e América Latina”.

O gigante mundial estará interessado no “reforço da estrutura organizacional” e das três marcas registadas do Grupo Teka: Teka, Küppersbusch e Intra.

“Temos o prazer de dar as boas-vindas ao Grupo Teka, como membro da família Midea”, declarou Lewis Fu, Presidente da Midea International Business, Midea Group. “Combinámos com sucesso o melhor dos dois mundos: a excelência tecnológica e industrial da Midea, com a forte herança da Teka e a preferência dos consumidores pela marca, de modo a disponibilizar aos clientes de todo o mundo soluções inovadoras com valor acrescentado”.

Mauro Correia, CEO do Grupo Teka declara que se abre um tempo novo na empresa.

“A fusão com o Grupo Midea representa um emocionante novo capítulo para a Teka. Esta integração acelerará o nosso desenvolvimento comercial e promoverá as nossas capacidades industriais e de investigação e desenvolvimento, permitindo-nos ampliar o nosso alcance em novos mercados e categorias, e oferecer aos nossos clientes e parceiros soluções com ainda mais inovação e design, adaptadas aos seus estilos de vida”.

Uma operação que garante estabilidade financeira ao Grupo Teka, “eficiência operacional e liderança de mercado”.

“Os clientes, parceiros e colaboradores do Grupo Teka podem antecipar uma combinação de continuidade, com novas oportunidades de crescimento, suportadas pelo forte compromisso da Midea com a liderança em inovação e tecnologia”.

O Grupo Midea, fundado em 1968, é um dos líderes mundiais tecnológicos, ocupando o 277º lugar na lista Fortune Global 500 de 2024.

É uma das maiores empresas fabricantes de equipamentos para a casa, cujos negócios vão para lá dos eletrodomésticos inteligentes.

Atualmente, a Midea evoluiu para se afirmar como umas das maiores líderes tecnológicas internacionais, especializada em seis grandes áreas incluindo Smart Home Business, Industrial Technologies, Building Technologies, Robotics & Automation, Midea Medical e Annto Logistics.

Sedeada em Foshan, na província de Guangdong, na China, o grupo Midea tem um volume de negócios que ultrapassa os 48 biliões de euros e emprega mais de 190 000 pessoas em todo o mundo.

Todos os negócios do Grupo unem-se segundo o mesmo lema: #bringing great innovations to life.

A empresa opera em 44 unidades industriais e 38 centros de inovação, em mais de 200 países e regiões.