Filarmonia das Beiras, Orquestra do DECA e solista Francisco Lourenço no encerramento dos Festivais de Outono.

2023-11-28 08:22

Categoria: 

Concelho: 

Francisco Lourenço (na foto), premiado no Jovens Músicos, participa no espetáculo de encerramento dos Festivais de Outono.

Filarmonia das Beiras e Sinfónica do DeCA vão estar em palco na quinta-feira à noite com peças de Aaron Copeland, Béla Bartók e Dvorák.

O espetáculo no Teatro Aveirense conta com a direção do maestro Luís Carvalho tendo como solista Francisco Lourenço, em viola d’arco.

Os Festivais de Outono, iniciativa da Universidade de Aveiro (UA) que decorreu este ano a partir de 27 de outubro, sob o lema “Sons do Centro”, encerram com um concerto em que será solista o vencedor do Prémio Jovens Músicos 2022, nível superior em Viola d'Arco, e do European Union of Musical Competitions for Youth Award (EMCY).

Francisco interpretará o Concerto para Viola e Orquestra, Sz. 120, BB 128 de Béla Bartók. Francisco Lourenço, diplomado pelo Conservatoire National Supérieur de Paris (CNSMdP) em 2022, com a classificação máxima por unanimidade, tem vindo a desenvolver uma promissora atividade musical, apresentando-se regularmente em prestigiados festivais, tanto a solo como em música de câmara ou orquestra.

É atualmente músico da Orchestre de Paris, e desde 2021 Artist in Residence na Queen Elizabeth Music Chapel, sob a orientação de Miguel da Silva.

A Orquestra Filarmonia das Beiras e a Orquestra Sinfónica do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da UA interpretam este programa.

As Orquestras de Cordas e Sopros do DeCA são constituídas pelos alunos instrumentistas dos cursos de Licenciatura e Mestrados em Música, incluindo-se nos planos curriculares dos respetivos cursos. Instituídas em 2005 com o objetivo de oferecer aos alunos formação em contexto de prática de conjunto, abordam repertório específico para sopros e cordas, juntando-se em momentos específicos durante o ano letivo para abordar também o grande repertório orquestral sinfónico e coral-sinfónico.

Colaboram regularmente com o Coro do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e com a Orquestra Filarmonia das Beiras.

O maestro que vai dirigir este programa, Luís Carvalho, é também compositor e clarinetista, distingue-se como um dos mais versáteis músicos portugueses da sua geração.

É docente da UA e doutorado em Música, também, pela UA.