Festivais de Outono vão deixar “aplauso” a Paulo Vaz de Carvalho.

2023-11-10 10:54

Categoria: 

Concelho: 

Os Festivais de Outono vão deixar “aplauso” a Paulo Vaz de Carvalho em mais um fim de semana de programação.

O professor, artista plástico e poeta Intérprete de guitarra clássica, compositor e investigador multiplica-se em todas estas facetas.

O aplauso ao professor, no ano da sua aposentação, decorre a 11 de novembro, este sábado, no auditório do CCCI, na Universidade de Aveir, com ajuda de alunos seus e está integrado nos Festivais de Outono (FO).

No âmbito dos FO, haverá outros concertos a 12, 14 e 16 de novembro.

Para além do aplauso a Paulo Vaz de Carvalho, nos próximos dias o programa dos FO inclui “ars ad doc – Trios com clarinete” (dia 12, às 18h00), no auditório do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da UA, “Presente(em)mente” (14, às 21h30), também no auditório do DeCA, e NoMad Duo (16, às 21h30), no Teatro da Vista Alegre, Ílhavo.

No dia 11 de novembro, o concerto “Um ser de multidão - Aplauso a Paulo Vaz de Carvalho” decorre às 21h30, no auditório do Complexo das Ciências da Comunicação e Imagem (CCCI), no DeCA-UA. Personalidade múltipla, as várias facetas do professor de Guitarra Clássica, que também é luthier – dedica-se à construção e reparação de instrumentos de cordas - estão “unidas sob um pensamento disruptivo que transmite aos alunos essa mesma inquietação sobre a vida e a música”, afirma Pedro Rodrigues, diretor artístico dos FO.

“Essa transmissão afigura-se, modela-se, e permite aos alunos a construção de modelos profissionais de grande liberdade”.

Entre os seus antigos alunos, refere ainda o diretor artístico e também professor, estão professores de música de instituições de ensino superior e de conservatórios de todo o país, intérpretes dos mais variados estilos musicais, investigadores, políticos, e “pessoas que aprenderam a olhar e viver a música com um questionamento e uma curiosidade superior”.

A sua classe de Guitarra do DeCA-UA, foi, ao longo destes anos, amplamente premiada em concursos nacionais e internacionais de performance e nela encontram-se profissionais consagrados da vida cultural nacional e internacional.

Os ingressos para “Um ser de multidão - Aplauso a Paulo Vaz de Carvalho”, a 3 euros, estão disponíveis via Bilheteira Online.

Entre a clássica e a contemporaneidade Numa formação de clarinete, violoncelo e piano, a estreia do “ars ad hoc” nos FO faz-se com música de duas compositoras contemporâneas e a obra clássica mais importante para esta formação, o “Trio op. 114” de Johannes Brahms (1833-1897).

Conhecido pela facilidade com que circula entre clássicos e a mais recente criação musical, o “ars ad hoc” tem desempenhado um papel especialmente importante na divulgação de música contemporânea, destacando-se, nos programas da presente temporada de atuações, a música da compositora italiana Clara Iannotta.

A composição de Sara Glojnarić, “sugarcoating #2”, será interpretada em estreia nacional.

O “ars ad hoc” é constituído por: Horácio Ferreira (clarinetes); Gonçalo Lélis (violoncelo) e João Casimiro Almeida (piano). Ingressos (3 euros): Bilheteira Online. Obras de jovens estudantes de composição na UA A rubrica “Presente(em)mente”, este ano na sua terceira edição integrada nos Festivais de Outono, tem como objetivo divulgar e promover obras de estudantes de composição do DeCA - UA.

Neste concerto serão apresentadas em estreia absoluta obras de Bruna Santander, João Pedro Monteiro da Silva, João Tiago Lopes Bica, e Nelson Jesus, e outra de Daiana Maciel para eletroacústica, com participação do público.

Os ingressos, a 3 euros, estão disponíveis através da Bilheteira Online.

O programa musical do concerto do agrupamento NoMad Duo, “Songs of a Wayfarer” oferece uma viagem com um itinerário tão bem definido quanto marcante.

O concerto é inspirado na frase “Nem todos os que vagueiam estão perdidos”, de J. R. R. Tolkien, autor de “O Senhor dos Anéis”.

A sinopse deste concerto explica: “Ao pensar numa viagem pensamos em lugares, culturas e experiências, ou até noutras formas de ser e estar no mundo, que nos fazem refletir e crescer. Afinal, todos temos curiosidade e deslumbramento por lugares que queremos visitar. Mas viajar é mais que isso. Cada jornada inclui as pessoas que conhecemos e as que deixamos, os locais de onde partimos e onde chegamos e quem deixámos de ser, para nos tornar quem somos. Viajar é crescer, é ser humano. Propõe-se a escuta de música de vários países e tempos, com várias histórias e emoções”.

“Venha viajar connosco”, desafia o NoMad Duo. A obra “Three 4 Two”, de Paulo Bastos, será interpretada em estreia absoluta. Este duo é constituído por Ricardo Antão, em Eufónio, e Jonathan Silva, em Marimba, Vibrafone, bongós, prato suspenso e woodblock.

 

Texto e foto: UA