Aveirense recebe concerto de encerramento dos Festivais de Outono.

2022-11-24 10:25

Categoria: 

Concelho: 

A Orquestra Filarmonia das Beiras em colaboração com a Orquestra Sinfónica do Departamento de Comunicação e Arte da UA (DeCA/UA) encerram a edição de 2022 dos Festivais de Outono.

Este concerto, que encerra os FO 2022, é dirigido pelo maestro Luís Carvalho, também professor do DeCA, inclui o “Concerto para Guitarra e Orquestra” (Yi2), de Tan Dun, e a obra “Os Planetas”, op.32 de Gustav Holst.

Este concerto conta ainda com a participação do Coro Feminino do DeCA – que é dirigido pelo maestro e professor António Vassalo Lourenço - e com o guitarrista Javier Somoza.

Javier Somoza combina, desde 2008, a docência como professor catedrático do Real Conservatório Superior de Música de Madrid (RCSMM) com a sua atividade como concertista: a solo, solista com orquestra, e fazendo parte de diversas formações de câmara.

Conquistou prémios em mais de vinte concursos internacionais de guitarra, ao longo da sua carreira. Somoza é frequentemente convidado como concertista, conferencista e professor em festivais internacionais de guitarra e outras instituições musicais em Espanha e no estrangeiro.

É doutorado em Musicologia pela Universidad Computense de Madrid e diretor artístico do Concurso Internacional de Guitarra “Fernando Sor”, tendo sido durante vários anos membro do Conselho Editorial de Roseta, a revista musicológica espanhola dedicada a temas guitarrísticos editada pela “Sociedad Española de la Guitarra”, com a qual continua a colaborar.

Concerto às 21h30 no Teatro Aveirense.