23 Milhas mantém aposta em festivais de referência.

2020-01-10 16:47

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O 23 Milhas já apresentou a programação de festivais para 2020 mantendo as suas principais bandeiras.

O Palheta - Robertos e Marionetas, acontece já em março, de 5 a 8, e é um festival que acontece exclusivamente na Gafanha da Nazaré, um território que o 23 Milhas quer explorar pelo seu potencial de crescimento e pelos seus atributos únicos de mobilidade, comércio local e população.

Destaque, na edição deste ano, para duas exposições: uma de marionetas orientais e outra, permanente, sobre a relação do território com os robertos e as marionetas.

De 30 de abril a 3 de maio, segue-se o Ilustração à Vista, um festival dedicado à ilustração e à forma como esta convive com outras disciplinas como a música, o teatro, a dança ou a performance.

Ocupando e transformando diferentes espaços, sobretudo públicos, de Ílhavo, Gafanha da Nazaré e Vista Alegre, este evento procurar alterar a perspetiva estanque que se tem da ilustração, convidando o público a novos olhares, tanto para os espetáculos, como para os sítios em que estes acontecem.

O mais antigo de todos estes festivais, o Rádio Faneca, acontece este ano de 19 a 21 de junho.

Um festival de criação em comunidade que cruza várias disciplinas, ativa os becos e o centro histórico de Ílhavo com manifestações artísticas, abre as casas das pessoas, que são chamadas a participar e que tem uma rádio no seu centro, a transmitir durante os três dias, para Ílhavo e agora também para o mundo, online.

Pelo terceiro ano, o 23 Milhas junta-se ao Festim - Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo, e leva ao Jardim Henriqueta Maia sonoridades de outros países.

Numa proposta de levar o nome de Ílhavo além, trazendo outros para si, o festival acontece de 10 a 12 de julho, em Ílhavo.

Já no outono, regressa a Milha - Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo.

De 30 de outubro a 1 de novembro, o projeto volta a desafiar os músicos e bandas ilhavenses para apresentarem os seus trabalhos, sob a inspiração de um tema que é sempre diferente, mas sobretudo para criarem juntos novos lugares para si dentro da sua música.

Uma festa que nasceu na ambição de se tornar uma plataforma de conexão entre músicos ilhavenses e que já se afirma como uma alavanca para a criação.

O último festival deste ano acontece de 3 a 6 de dezembro, em Ílhavo, Gafanha da Nazaré e Vista Alegre.

O LEME - Festival de Circo Contemporâneo - confirmou Ílhavo como um território fértil para o circo contemporâneo em apenas duas edições.

Um festival com olhar internacional, trazendo dezenas de nacionalidades diferentes a Ílhavo, estimulando a criação apoiando um artista convidado por ano, promovendo uma plataforma de reflexão e debate internacional sobre as temáticas do circo contemporâneo.

Toda a programação do 23 Milhas está disponível no novo site www.23milhas.pt.