Filme premiado em Cannes em noite de cinema no Teatro Aveirense.

Noite de cinema no Aveirense em “filmes das nossas terças”.

Desta vez com um filme premiado em Cannes em 2025.

A polémica longa-metragem “Sirât”, do realizador espanhol Oliver Laxe, protagonizada por Sergi López, Bruno Nuñez Arjona, Stefania Gadda e Joshua Liam Herderson, vai marcar a noite.

“Sirât” é uma coprodução Espanha–França que conquistou o Prémio do Júri no Festival de Cannes 2025, e promete ser um dos momentos altos desta edição.
No filme, um pai (Sergi López) e o seu filho chegam a uma rave nas montanhas do sul de Marrocos em busca de Mar — filha e irmã — desaparecida há meses numa dessas festas intermináveis.

Rodeados por música eletrónica e uma sensação de liberdade crua e hipnótica, mostram a sua fotografia repetidamente, agarrados a uma esperança que teima em desvanecer-se.

Seguem um grupo de ravers rumo a uma última festa no deserto, onde a viagem se transforma num confronto com os seus próprios limites e medos.
A sessão inaugural, esta terça, 4 de novembro, apresenta ainda a curta-metragem de animação “O Antiquário”, realizada por Manuel Matos Barbosa e produzida pela Filmógrafo e o Cine Clube de Avanca.

A obra será exibida com recursos de acessibilidade para ensurdecidos e invisuais na abertura da sessão.

As próximas sessões de novembro continuarão a oferecer ao público cinema de autor, experiências acessíveis e novos olhares sobre o mundo, sempre nas noites das terças-feiras, no Teatro Aveirense.
Como habitualmente, o preço do bilhete é de 4€, permitindo um desconto de 50% com o Pack de novembro.

O ciclo “Os Filmes das Nossas Terças” é uma programação da Plano Obrigatório, com o apoio do Teatro Aveirense, do Município de Aveiro e do ICA / Ministério da Cultura, Juventude e Desporto.

O ciclo “Os Filmes das Nossas Terças” continua ao Teatro Aveirense durante o mês de novembro, com sessões de cinema às 21h30 nas terças-feiras 4, 18 e 25 de novembro.

A programação de novembro distingue-se pela inclusão de curtas-metragens com acessibilidade, que antecedem as longas-metragens exibidas.

Esta iniciativa resulta de uma parceria com o Festival Cinema Acessível, promovido pelo Politécnico de Bragança, reforçando o compromisso com uma cultura mais inclusiva e para todos.