14:00

Se esta rua fosse minha

Com

Se tem curiosidade em saber mais informações sobre a toponímia de Ílhavo, está no tempo e lugar certos! semanalmente  iremos descobrir o que esconde por detrás de nomes da nossas ruas e da sua ligação à vida e crescimento do nosso concelho..

O que podemos prometer é que o seu tempo será bem empregue....e se quiser cooperar, pois contacte o CDI! quanto mais formos, melhor podemos descobrir quem somos :-).

se esta rua fosse minha...Rua dos Sucessos ...

4, Maio 2021

No programa de hoje vamos falar sobre a Rua dos Sucessos, na Freguesia de S.  Salvador (Ílhavo).

Este topónimo foi proposto pela Comissão Municipal de Toponímia, em 1991.

E agora, caro ouvinte, pode estar a questionar-se… Porquê chamar-se “Rua dos  Sucessos”?

“Os Sucessos” foi um jornal independente que começou a ser publicado em 1889. O seu  proprietário e diretor foi António Maria Marques Vilar. Quando criado, o seu objetivo  foi defender o povo e o clero.

Inicialmente, os primeiros 6 números foram publicados em Aveiro. Mas, a determinada  altura, o diretor António Maria Marques Vilar, decidiu investir numa tipografia própria  e instalou-se no Corgo Comum, mudando a sede do jornal para Ílhavo.

Então, mas quem era António Maria Marques Vilar?

Bom, sabe-se que nasceu no Bunheiro (freguesia da Murtosa), a 1 de Setembro de 1863.  Era filho de António Joaquim Marques Vilar, sapateiro e de Mariana Tavares Matos,  tecedeira.

Fez a primária na sua terra natal. Aos 14 anos foi estudar para o Liceu de Aveiro. Mais  tarde, frequentou o Seminário do Porto, para seguir uma carreira eclesiástica. Mas… em  1883 casou-se! Em Aveiro, com Iria Rangel de Quadros Vilar.

O registo de matrimónio indica que Marques Vilar era empregado de comércio, na  época.

Antes de fundar o jornal “Os Sucessos” exerceu a profissão de jurista, durante 6 anos e  colaborou com diversos periódicos, como por exemplo, o “Campeão das Províncias”.

Faleceu em Maio de 1917, após contrair uma bronco-pneumonia. Foi o seu filho,  Argermiro marques Vilar, que assumiu a direção do jornal, em Maio de 1917.

O último número d’ “Os Sucessos” foi publicado a 24 de Dezembro de 1921.

Fazemos um apelo a si, caro ouvinte:

Caso tenha algum número do jornal “Os Sucessos” entre em contato connosco, para  fazermos a digitalização, de forma a enriquecer o património ilhavense.

E agora, desafiado pela professora Fátima Godinho, do agrupamento de Escolas de  Ílhavo, vamos ouvir Filipe Pinto, morador na Rua dos Sucessos, que nos conta memórias muito especiais desta rua.

Podcasts:

19, Maio 2021

Conhece a Rua Manuel Bolais Mónica situada em Ílhavo? E a Rua Mestre Mónica na Gafanha da Nazaré? Duas placas toponímicas, mas um só homenageado - Manuel Maria Bolais Mónica.

Manuel Bolais Mónica nasceu a 11 de junho de 1889, em Ílhavo, na...

7, Maio 2021

Olá caro ouvinte!

Se tem curiosidade em saber mais informações sobre a toponímia de Ílhavo, está no tempo e lugar certos, pois dentro de momentos, iremos embarcar em mais uma viagem rumo à freguesia da Gafanha do Carmo, mais concretamente à...

6, Maio 2021

Sejam bem-vindos a mais um programa!

Hoje iremos caminhar até à freguesia da Gafanha da Encarnação, mais concretamente à Rua Padre Lé.

De forma a homenagear esta personalidade a Assembleia de Freguesia da Gaf. da Encarnação decidiu,...

5, Maio 2021

Olá! O topónimo a ser abordado no programa de hoje é a rua D. Manuel Trindade Salgueiro.

No Município de Ílhavo existem duas ruas com o nome de D. Manuel Trindade Salgueiro: uma na freguesia de S. Salvador e outra na Gafanha da Nazaré.

...