14:00

Se esta rua fosse minha

Com

Se tem curiosidade em saber mais informações sobre a toponímia de Ílhavo, está no tempo e lugar certos! semanalmente  iremos descobrir o que esconde por detrás de nomes da nossas ruas e da sua ligação à vida e crescimento do nosso concelho..

O que podemos prometer é que o seu tempo será bem empregue....e se quiser cooperar, pois contacte o CDI! quanto mais formos, melhor podemos descobrir quem somos :-).

Se esta rua fosse minha...D. Manuel Trindade Salgueiro

5, Maio 2021

Olá! O topónimo a ser abordado no programa de hoje é a rua D. Manuel Trindade Salgueiro.

No Município de Ílhavo existem duas ruas com o nome de D. Manuel Trindade Salgueiro: uma na freguesia de S. Salvador e outra na Gafanha da Nazaré.

Em S. Salvador encontramos este topónimo na zona da Malhada. Foi proposto pelo Presidente da Câmara de Ílhavo, Dr. Amadeu Cachim, em 1965.

Na Gafanha da Nazaré, além de uma rua com este nome, existe também um beco homónimo.

Vamos conhecer um pouco melhor a pessoa que deu nome a estas ruas.

Manuel Trindade Salgueiro nasceu em Ílhavo, a 28 de setembro de 1898. Era filho de Américo Trindade Salgueiro e Maria Pereira de Jesus. Não chegou a conhecer o pai, pois este foi vítima de um naufrágio, quando ele ainda era bebé. Este acontecimento veio agravar as condições de vida da família.

Apesar disso, Manuel Trindade Salgueiro revelou-se um aluno brilhante. Em 1914 ingressou no Seminário de Coimbra.

Em 1921 foi ordenado padre e tornou-se professor do Seminário de Coimbra.

Frequentou a Universidade de Estrasburgo, em França, para tirar o curso de Teologia e Direito Canónico, que terminou em 1924. Um ano mais tarde defendeu a dissertação de doutoramento.

D. Manuel Trindade Salgueiro foi reitor da Capela da Universidade de Coimbra e professor na Faculdade de Letras dessa universidade.

Destaca-se na autoria de inúmeras obras e dissertações e por isso é eleito sócio correspondente da Academia das Ciências.

Em maio de 1955 foi nomeado Arcebispo de Évora.

É de frisar que ao longo da sua carreira não esqueceu a sua terra natal e em particular as pessoas ligadas às actividades marítimas.

Ahh!! A sério??!! Então é por isso que lhe atribuíram o título de Bispo do Mar. Certo??!!

Sim! Ele deu a sua bênção a diversos navios bacalhoeiros e foi diretor dos Capelães Portugueses para os Navegantes. É de notar que contribuiu para a construção de muitas obras na sua terra, como por exemplo o Bairro dos Pescadores e o Centro Paroquial de Ílhavo, ambos inaugurados em dezembro de 1962.

Faleceu, em Ílhavo, com 66 anos, em 1965.

De seguida, um aluno do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, que fez algumas pesquisas no âmbito do projeto Se esta rua fosse minha…vai explicar-nos a sua ligação emocional a esta rua da Gafanha. Vamos ouvir António Pinho.

Podcasts:

19, Maio 2021

Conhece a Rua Manuel Bolais Mónica situada em Ílhavo? E a Rua Mestre Mónica na Gafanha da Nazaré? Duas placas toponímicas, mas um só homenageado - Manuel Maria Bolais Mónica.

Manuel Bolais Mónica nasceu a 11 de junho de 1889, em Ílhavo, na...

7, Maio 2021

Olá caro ouvinte!

Se tem curiosidade em saber mais informações sobre a toponímia de Ílhavo, está no tempo e lugar certos, pois dentro de momentos, iremos embarcar em mais uma viagem rumo à freguesia da Gafanha do Carmo, mais concretamente à...

6, Maio 2021

Sejam bem-vindos a mais um programa!

Hoje iremos caminhar até à freguesia da Gafanha da Encarnação, mais concretamente à Rua Padre Lé.

De forma a homenagear esta personalidade a Assembleia de Freguesia da Gaf. da Encarnação decidiu,...

4, Maio 2021

No programa de hoje vamos falar sobre a Rua dos Sucessos, na Freguesia de S.  Salvador (Ílhavo).

Este topónimo foi proposto pela Comissão Municipal de Toponímia, em 1991.

...