14:00

Se esta rua fosse minha

Com

Se tem curiosidade em saber mais informações sobre a toponímia de Ílhavo, está no tempo e lugar certos! semanalmente  iremos descobrir o que esconde por detrás de nomes da nossas ruas e da sua ligação à vida e crescimento do nosso concelho..

O que podemos prometer é que o seu tempo será bem empregue....e se quiser cooperar, pois contacte o CDI! quanto mais formos, melhor podemos descobrir quem somos :-).

Se esta rua fosse minha ... Padre Lé

6, Maio 2021

Sejam bem-vindos a mais um programa!

Hoje iremos caminhar até à freguesia da Gafanha da Encarnação, mais concretamente à Rua Padre Lé.

De forma a homenagear esta personalidade a Assembleia de Freguesia da Gaf. da Encarnação decidiu, em 1995, alterar o nome da Rua dos Pinhais para Rua Padre Lé.

Para si caro ouvinte que não sabe quem é o Padre Lé e está com curiosidade em conhece-lo, não se preocupe, pois de seguida iremos saber quem foi e o que fez de tão relevante para esta freguesia do Município de Ílhavo.

Manuel Ribau Lopes Lé nasceu a 4 de agosto de 1922 na Gafanha da Nazaré. Era filho de José Lopes Lé e Teresa de Jesus Ribau.

Os seus progenitores trabalharam na agricultura. Além desta profissão, o seu pai também era marnoto. Até concluir a instrução primária, Manuel Ribau Lopes Lé, ocupava o seu tempo a estudar e a apoiar os pais nos seus trabalhos.

Em 1936 ingressou no Seminário da Imaculada Conceição, na Figueira da Foz. No ano seguinte, frequentou o Seminário Maior de Coimbra. Passou igualmente pelo Seminário de Aveiro e o Seminário de Cristo Rei dos Olivais, em Lisboa.

Foi ordenado padre em 1947 na Igreja Matriz de S. Mateus no Bunheiro, freguesia da Murtosa. Celebrou Missa Nova na Igreja Matriz da Gafanha da Nazaré.

Em 1952 foi coadjutor no Bunheiro e mais tarde foi nomeado pároco das freguesias de Préstimo e Macieira de Alcôba, em Águeda.

Em 1957 foi nomeado pároco da Gafanha da Encarnação, onde exerceu o sacerdócio numa relação muito próxima com a comunidade, durante 52 anos.

Durante 52 anos?

Isso é muito tempo… Ele deve ter deixado um contributo muito importante para esta população?

De facto deixou! De todas as obras que realizou em prol da comunidade da Gafanha da Encarnação destaca-se a construção da nova Igreja da paróquia, inaugurada em 1993, o Centro Paroquial, que passou a ser reconhecido como Instituição de Solidariedade Social e a criação do Agrupamento 1024 do Corpo Nacional de Escuteiros.

Retirou-se do serviço paroquial em setembro de 2009. Faleceu em maio de 2010, com 87 anos.

Após este enquadramento histórico iremos ouvir o testemunho de Francisco Carapelho, aluno do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação. O Francisco foi em busca de experiências e conversou com algumas pessoas que conheceram o Padre Lé. O tema central reflecte a proximidade que ele tinha com a comunidade.

Podcasts:

19, Maio 2021

Conhece a Rua Manuel Bolais Mónica situada em Ílhavo? E a Rua Mestre Mónica na Gafanha da Nazaré? Duas placas toponímicas, mas um só homenageado - Manuel Maria Bolais Mónica.

Manuel Bolais Mónica nasceu a 11 de junho de 1889, em Ílhavo, na...

7, Maio 2021

Olá caro ouvinte!

Se tem curiosidade em saber mais informações sobre a toponímia de Ílhavo, está no tempo e lugar certos, pois dentro de momentos, iremos embarcar em mais uma viagem rumo à freguesia da Gafanha do Carmo, mais concretamente à...

5, Maio 2021

Olá! O topónimo a ser abordado no programa de hoje é a rua D. Manuel Trindade Salgueiro.

No Município de Ílhavo existem duas ruas com o nome de D. Manuel Trindade Salgueiro: uma na freguesia de S. Salvador e outra na Gafanha da Nazaré.

...
4, Maio 2021

No programa de hoje vamos falar sobre a Rua dos Sucessos, na Freguesia de S.  Salvador (Ílhavo).

Este topónimo foi proposto pela Comissão Municipal de Toponímia, em 1991.

...