Porto de Aveiro pronto para entrar no "padrão Panamax".

A Administração do Porto de Aveiro assume que o concurso público para o “Projeto da Melhoria das Acessibilidades Marítimas do Porto de Aveiro” é um dos dossiês marcantes no futuro das operações portuárias pela competitividade necessária no mercado global.

Eduardo Feio acredita que as alterações em estudo representam a adaptação aos novos tempos tendo como referência a capacidade para passar no Canal do Panamá (padrão Panamax).

E que no caso da boca dos navios significa chegar aos 32 metros para embarcações consideradas de porte médio, com pouco mais de 200 metros de comprimento.

Feio assegura que essa mudança representa a possibilidade de chegar aos modelos mais competitivos de transporte (com áudio)

O Porto de Aveiro interessado em diversificar as áreas de negócio e chegar a novas cargas.

A configuração da barra prevê o encurtamento e redirecionamento do Molhe Sul” em 100 metros.

O último terço do molhe irá rodar para sudoeste criando uma largura de boca da barra mais alargada para o molhe norte em São Jacinto.

Este projeto em desenvolvimento, tem por base estudos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, e nesse caderno está prevista a demolição de 200 metros do dique poente de guiamento do triângulo de separação de correntes.

Estudar os impactos na ria com a entrada de mais água e a definição das medidas de mitigação são aspetos a considerar no projeto que está em curso e que, nas estimativas iniciais, aponta para uma obra na casa dos 30 milhões de euros .

A administração aponta para a atualização do Plano Diretor para o Porto de Aveiro.

Um debate que vai ser aberto para refletir sobre ocupação do território, estratégia e filosofia (com áudio).