Transição energética em tempo de balanço na Universidade de Aveiro.
A agenda ILLIANCE apresenta resultados e reforça papel estratégico das Agendas PRR.
Evento decorre na Reitoria da Universidade de Aveiro (UA), esta quarta, dia 24, às 14h30, em sessão pública intermédia do consórcio mobilizador que pretende revolucionar o setor dos edifícios através da inovação e da transição energética.
O evento contará com intervenções da UA e da Bosch Termotecnologia e com um painel moderado pela Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR em que estarão representantes de cinco Agendas PRR.
Financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o consórcio da Agenda Mobilizadora ILLIANCE prevê o lançamento de 77 novos produtos, com um potencial de vendas superior a 300 milhões de euros, reforçando a competitividade nacional e posicionando Portugal na linha da frente da construção sustentável e da neutralidade carbónica.
Assente nos pilares da saúde, conforto e sustentabilidade, a Agenda ILLIANCE aposta na industrialização de tecnologias inovadoras capazes de transformar o setor dos edifícios, responsável por uma parte significativa do consumo energético e das emissões de gases com efeito de estufa, para reduzir a dependência energética, melhorar a qualidade de vida, proteger o ambiente e acelerar o combate às alterações climáticas.
A sessão pública intermédia, com o tema “Contributo para a Competitividade e Resiliência da Economia Portuguesa", realiza-se no Auditório Renato Araújo (edifício da Reitoria UA).
Pretende dar a conhecer os resultados alcançados até à data no âmbito desta Agenda, e promover a reflexão sobre o contributo das Agendas Mobilizadoras do PRR para a competitividade e resiliência da economia portuguesa.
A sessão de abertura contará com a intervenção de João Veloso, Vice-Reitor da Universidade de Aveiro (UA), seguida da participação de Nelson Ferreira, responsável internacional de Indústria 4.0 na Bosch Termotecnologia, que abordará o papel estratégico do conhecimento e da tecnologia na competitividade.
Marta Marques, coordenadora da UACOOPERA - unidade transversal para a Cooperação com a Sociedade -, completará a sessão inaugural sublinhando o papel da UA como catalisador de inovação colaborativa.
O painel principal, subordinado ao tema “Impulsionar a Competitividade e a Resiliência Económica através de I&D e Inovação: O Papel Estratégico das Agendas Mobilizadoras do PRR”, reunirá alguns dos protagonistas da inovação em Portugal.
Serão oradores Tiago Sacchetti (Bosch, Agenda ILLIANCE), Braz Costa (CITEVE, Agenda TEXP@CT), Nuno Rocha (Geosat, Agenda New Space Portugal), Ana Machado Silva (MC Sonae, Agenda VIIAFOOD) e José Carlos Caldeira (INESC TEC, Agenda PRODUTECH R3).
A moderação ficará a cargo de Pedro Dominguinhos, presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, que guiará o debate sobre o impacto direto destas agendas na competitividade e resiliência da economia portuguesa.
Para o encerramento do evento, é aguardada a presença do Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, mas ainda sem presença confirmada, após o qual se seguirá um demonstrador tecnológico.
“Mudar a forma como construímos e habitamos é crucial para enfrentar as alterações climáticas. Com a Agenda ILLIANCE, Portugal dá um passo concreto rumo a um futuro mais verde e resiliente, provando que a inovação colaborativa é a chave para transformar desafios globais em oportunidades de desenvolvimento económico e social. Ao longo do último ano, empresas, centros de investigação e instituições académicas desenvolveram novas tecnologias, soluções digitais, produtos e processos para construir um futuro mais inteligente, sustentável e centrado nas pessoas”, realça Nelson Ferreira, responsável internacional Indústria 4.0 na Bosch Termotecnologia em Aveiro, entidade líder da Agenda ILLIANCE.
Para João Veloso, Vice-Reitor para a Cooperação da Universidade de Aveiro, entidade copromotora e colíder desta Agenda "o conhecimento gerado pela investigação na Universidade de Aveiro (UA) tem que ter impacto na sociedade, necessitando por isso de passar por processos de inovação”.
“A relação com as empresas é a via mais natural, uma vez que são elas as tomadoras das tecnologias. Conjuntamente com as centenas de projetos que a UA tem vindo a desenvolver em parceria com empresas, a participação neste grande projeto — a Agenda ILLIANCE — constitui um forte exemplo dessa dinâmica, colocando o conhecimento ao serviço do tecido empresarial e potenciando inovação, diferenciação e competitividade nos seus produtos, processos e serviços.”.
A Agenda ILLIANCE é uma das 21 Agendas Mobilizadoras/Verdes para a Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em que a UA participa.