Empresas de Águeda mostram resultados da transformação digital.

2020-01-28 08:10

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A “Transformação Digital das PME Industriais” é tema em análise esta terça em Águeda.

Iniciativa no encerramento do projeto Demo Digital 4.0 que mostra resultados do projeto, nomeadamente dos demonstradores piloto desenvolvidos em quatro empresas e debate o estado de arte da Transformação Digital e a visão da indústria 4.0.

O projeto Demo Digital 4.0 teve como finalidade a disseminação de conceitos e tecnologias essenciais à transformação digital das empresas e ao “caminho” para a indústria 4.0, bem como a demonstração tecnológica suportada por demonstradores implementados em quatro empresas selecionadas, durante o projeto, em colaboração com as empresas Ciclo-Frapil, H.F.A., Sopais e Prilux.

Estes demonstradores enquadram-se nas áreas de “Reconversão de equipamentos para integração em rede”, “Gestão e antecipação de falhas em equipamentos ou componentes de uma linha de produção”, “Sistema de produção ciberfísicos” e “Posicionamento indoor/outdoor”.

António Leal, da equipa que trabalha neste projeto, assume que a transformação digital é um processo continuado e com tendência para agilizar procedimentos com a capacidade de responder ao cliente de forma quase personalizada (com áudio)

Neste processo, a formação de trabalhadores é um dos passos fundamentais. António Leal considera trata-se de uma realidade decisiva no sucesso da transformação digital (com áudio).

O programa integra a sessão de abertura, realizada por Pedro Alves, do Município de Águeda, e prossegue com a apresentação de resultados do projeto “Demo Digital 4.0” e o debate com empresas demonstradoras.

Sobre o estado de arte da Transformação Digital, destacam-se os contributos de João Ferreira, que fala de IoT 4 Industry, de João Reis, que aborda os sistemas de produção inteligentes, e de Paulo Novais, que salienta a Inteligência Artificial no contexto da Indústria 4.0.

A iniciativa traz ainda uma visão internacional da Indústria 4.0, que conta com a participação de Antonio Fernández-Caballero, que fala sobre Machine Learning and Virtual/Augmented Reality in Industry 4.0; e de Miguel Homos, que destaca o tema IoT Connecting objects to make a smarter World.

O Demo Digital 4.0 é promovido pelo INOV INESC Inovação – Instituto de Novas Tecnologias, apoiado pelo Sistema de Apoio a Ações Coletivas de “Transferência do Conhecimento Científico e Tecnológico”, é cofinanciado pelo COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e conta com o apoio da AIDA CCI, do INOVA+ e da IncresaTime.