Concurso Wake Up 4.0 distingue ideias de negócio "inovadoras e geniais".

2023-06-06 06:56

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Inovação apresentam os vencedores do concurso Wake Up 4.0 dedicado a ideias de negócio inovadoras e geniais.

Evento entre as 15h30 e as 18h00 em que serão apresentadas as oito ideias de negócio finalistas, que, entre muitas outras, captaram a atenção do júri, ao longo de vários meses, no âmbito do projeto Wake Up 4.0, um programa para a criação de novas empresas de base tecnológica.

Neste dia, os jurados – representantes das entidades promotoras do projeto (Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis – AECOA e Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Inovação – INOV), bem como um responsável do tecido empresarial irão decidir quais as que levarão na bagagem prémios pecuniários, num valor total de cinco mil euros, um apoio que irá contribuir, julgamos, para o arranque dessas startups.

Foram realizadas sessões de sensibilização em estabelecimentos de ensino secundário e superior, nomeadamente na Escola Superior Aveiro Norte (ESAN) e Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA), ambos polos da Universidade de Aveiro; Escola Profissional de Aveiro, Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP); e Secundária João Gonçalves Zarco, entre outras.

Quatro Workshops de Geração e Captação de Ideias levaram o Wake Up 4.0 às unidades de formação e ensino anteriores, bem como à Escola Profissional Ruiz Costa, enquanto as diversas sessões de Capacitação de Empreendedores passaram pelo Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGAYA) com o tema "Modelos e Planos de Negócio".

Já no ISEP, foram três as temáticas que estes encontros com jovens e potenciais empreendedores abordaram: "Como financiar ideias de negócio", "SMART Entrepreneurship - Soft Skills" e "Marketing e Comunicação".

Uma oficina de trabalho em coworking entre todos os participantes na PCI - Creative Science Park em Aveiro (na foto), dez sessões online com empreendedores - Podcast "SMART Talks"; e três Hackathons – um no IPCA Campus de Barcelos, um no ISPGAYA e um no ISEP foram mais ações desenvolvidas no âmbito do projeto Wake Up 4.0 pela AECOA/ INOV.