Aveiro City Race marcado para o fim de semana.

2017-10-11 07:16

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Aveiro City Race está marcado para o próximo fim de semana. Trata-se de um evento desportivo de Orientação Pedestre com organização da Câmara Municipal de Aveiro e do Clube de Orientação de Estarreja e constitui a segunda edição desta prova que faz parte do circuito urbano de Orientação City Race Portugal.

Para o evento será utilizado o mapa de orientação da cidade, aumentado com uma área totalmente nova comparativamente a 2016, abrangendo a parte alta da Avenida Dr. Lourenço Peixinho, a zona da Estação de Comboios e das Barrocas.

No dia 14, pelas 16h00, terá lugar o “Downtown Race”, uma prova de sprint nas zonas pedonais e parques verdes, terminando junto ao Mercado Manuel Firmino. Destina-se à comunidade local e escolar do distrito de Aveiro.

No domingo, dia 15, às 10h00, decorre a etapa rainha da Aveiro City Race, com a disputa da penúltima etapa do Circuito Portugal City Race de Orientação pedestre em formato de distância Longa, estando a chegada marcada para o Centro de Congressos de Aveiro.

A Orientação Pedestre caracteriza-se pela realização de um percurso desenhado no mapa no menor tempo possível, com partida, pontos de controlo a visitar por uma ordem definida e chegada, onde os participantes escolhem livremente o trajeto ao longo do percurso.

Apenas é permitido o uso de mapa e bússola. A passagem por cada ponto é registada por marcação eletrónica, sendo que o percurso e localização dos pontos de controlo só são conhecidos no início da prova.

Os percursos mais longos passarão pela cidade, aliando resistência física, navegação e capacidade de concentração num mesmo desafio, sendo que também haverá lugar para percursos mais curtos adequados para todas as idades e condições físicas.

O Aveiro City Race 2017 faz parte de uma iniciativa que envolve doze clubes de Orientação e a Federação Portuguesa de Orientação, designada PORTUGAL CITY RACE 2017, onde se pretende fazer a promoção e divulgação da modalidade em ambientes urbanos, potenciando os centros históricos das cidades portuguesas, onde a complexidade das ruas permite desenhar percursos desafiantes de navegação que os participantes percorrem com recurso apenas a mapa e bússola.