Albergue no caminho de Santiago em Albergaria já recebeu mil peregrinos.

2015-11-13 09:48

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O albergue Rainha D. Teresa, em Albergaria, recebeu mil peregrinos desde abril. Em funcionamento desde o dia 1 de abril, o Albergue Rainha D. Teresa começou logo a receber peregrinos no próprio dia da inauguração. Os primeiros a pernoitarem nas novas instalações foram duas peregrinas espanholas que rumavam a Santiago de Compostela de bicicleta. Durante a noite chegou um caminhante alemão que seguia na mesma direção.

Cerca de oito meses depois, o Albergue recebeu o milésimo peregrino, neste caso uma peregrina, uma jovem húngara que vinha de Lisboa a pé, procurando alcançar a catedral de Santiago de Compostela dentro de poucas semanas.

Desde a inauguração, no dia 1 de abril, até ao dia 7 de novembro, o Albergue de Peregrinos Rainha D. Teresa em Albergaria-a-Velha recebeu mil peregrinos, o equivalente a uma média mensal de quase 143 dormidas.

A maior parte dos peregrinos são estrangeiros, refletindo mais de 40 nacionalidades, de países tão díspares como Coreia do Sul, Chile, Japão, Singapura, Nova Zelândia e Islândia. Em maior número surgem os europeus, como os italianos (134), espanhóis (123) e franceses (119). Em quarto lugar os portugueses, com 96 peregrinos que tanto seguem em direção à Galiza, como ao Santuário de Fátima.

Da totalidade dos mil peregrinos, 876 dirigiam-se a Santiago de Compostela (87,6%), 102 para Fátima, 16 para Lisboa, três para Coimbra e outros três para o Porto. A maioria, 880, seguiam a pé (88,0%), 117 de bicicleta e um em cadeira de rodas, com dois acompanhantes em carros de apoio. 59,7% eram homens e 40,3% mulheres

A estrutura hoteleira resulta de um investimento da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha de cerca de 126 mil euros, que consistiu em obras de adaptação da antiga Casa dos Magistrados, na Avenida Bernardino Máximo de Albuquerque.

O Albergue é explorado pela Via Lusitana, uma associação que se dedica ao auxílio de peregrinos. As pernoitas variam entre os cinco e os vinte euros, mas só podem durar uma noite e não são permitidas reservas.