Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro vai acentuar a formação na economia digital até final do ano.

2019-06-17 10:54

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro vai acentuar a formação na economia digital até final do ano.

Tem em curso desde 2018 o PME Qualify, um projeto apoiado pelo COMPETE 2020 que visa fomentar a valorização e transferência de conhecimento e tecnologia e a qualificação dos recursos humanos, através de um conjunto de iniciativas que contribuem para o reforço da capacitação empresarial das pequenas e médias empresas.

O projeto engloba o desenvolvimento de novas áreas de competência, tanto para as empresas como para o capital humano, como a digitalização da economia, a eficiência energética ou a economia circular, de forma a mudar paradigmas e potenciar o crescimento.

“O projeto PME Qualify permite-nos atuar junto das empresas com o objetivo de as qualificar para agirem de forma sustentável, inovadora e competitiva, para assim se afirmarem na economia digital em que vivemos”, afirma Elisabete Rita, diretora-geral da AIDA.

“Vamos falar de Indústria 4.0 e destacar a relevância da incorporação tecnológica nos modelos de negócio, bem como promover a integração e participação das micro e PME nas várias redes de cooperação, almejando também a internacionalização”.

A AIDA CCI está a desenvolver diversas iniciativas que potenciam a divulgação de informação económica sobre alguns setores de atividade, assim como ferramentas em áreas estratégicas, como posicionamento do produto e/ou serviço ou mercados e financiamento, para o crescimento sustentado e competitivo. Seminários, simpósios, masterclasses e jantares-debate são algumas das ações que a AIDA CCI dinamiza até dezembro.

“No final do projeto acreditamos que as empresas do distrito de Aveiro estarão mais capacitadas para intervir no mercado nacional e global, com mais autonomia e flexibilidade, com a incorporação de mais tecnologia”, destaca Elisabete Rita.

“Assim potenciamos a adoção da Indústria 4.0 nas empresas e sensibilizamos para a promoção e intensificação de atividades inovadoras e qualificadas”.

O projeto PME Qualify teve início a 1 de janeiro de 2018 e termina a 31 de dezembro de 2019.

É cofinanciado pelo COMPETE 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

O projeto é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 626.208,74€, dos quais 532.277,43€ são provenientes do FEDER.