Ovar: PS saúda posição em defesa da integração na ULS do Entre Douro e Vouga.

2023-03-28 07:48

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O PS de Ovar congratula-se com a apresentação de projeto de resolução pelo Grupo Parlamentar do Partido Socialista em defesa da manutenção da referenciação ao Hospital de S. Sebastião na Feira.

Posição que "responde" ao desafio lançado pelos Sociais Democratas de Ovar que pediam a defesa dessa ligação ao invés da passagem para a referenciação ao Centro Hospitalar do Baixo Vouga.

A integração na ULS de Entre o Douro e Vouga é encarada como a solução que melhor defende os interesses dos cidadãos de Ovar.

“Esta é uma excelente notícia para todos os habitantes do Concelho de Ovar, um passo importante na manutenção de proximidade dos cuidados essenciais de saúde a toda a nossa população”, refere Emanuel Oliveira, presidente da Comissão Política Concelhia do PS Ovar.

“Foram meses de intenso trabalho envolvendo os autarcas do PS e deputados por Aveiro, com muitas reuniões, longe do mediatismo e das redes sociais, envolvendo e garantindo o apoio do grupo parlamentar do PS. A verdadeira política, aquela que tem impacto na vida das pessoas, faz-se com persistência, diligência e empenho, com trabalho sério e não comunicados vácuos nas redes sociais, como tem sido o único contributo do PSD de Ovar”, conclui o líder dos socialistas de Ovar.

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista apresentou projeto de resolução na Assembleia da República que visa recomendar ao Governo que promova as diligências necessárias à integração do Hospital Dr. Francisco Zagalo de Ovar e dos Cuidados de Saúde Primários de Ovar na Unidade Local de Saúde de Entre o Douro e Vouga.

Hugo Oliveira, coordenador do grupo de deputados do PS de Aveiro e Vice-Presidente da Federação de Aveiro, salienta que “a proposta vai ao encontro da dinâmica atualmente existente, tendo em conta que a população do Município de Ovar, habitualmente e na sua grande maioria, acede a cuidados de saúde nos Hospitais de Santa Maria da Feira e de Vila Nova de Gaia (que distam 20 e 40 Km) em detrimento dos Hospitais de Aveiro e de Coimbra (que distam 50 e 100 Km, respetivamente)”.

A opção defendida pelos deputados do PS surge no contexto da criação de duas novas Unidades Locais de Saúde (ULS) no distrito de Aveiro, designadamente ULS Entre o Douro e Vouga e ULS da Região de Aveiro, que pretende ser uma nova dimensão no planeamento e organização da prestação de cuidados de saúde à população, sempre com o foco nos utentes.

Em declarações ao Porto Canal, Hugo Oliveira destacou as relações de proximidade que, hoje, marcam essa relação com o Hospital da Feira (com áudio)

Esta nova abordagem vai definir a reorganização das instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que passam a assumir a resposta assistencial de forma integrada de vários níveis de cuidados.

Defendem os deputados do PS que, atualmente, “a criação de duas novas ULS, com impacto significativo no território do Concelho de Ovar, exige uma análise que contemple a melhoria contínua do acesso e ganhos em saúde à população” e que “a decisão de criar um grupo de trabalho com a missão de elaborar o plano de negócios das futuras ULS, deve contemplar a participação das autarquias, a vontade das populações e a possibilidade de se auferir os ganhos de integração numa e noutra ULS, no que concerne ao Hospital Dr. Francisco Zagalo de Ovar.”

Também ao Porto Canal, o autarca vareiro assumiu concordância com esse princípio de referenciação à Feira.

Salvador Malheiro admite tratar-se de uma ligação já enraizada (com áudio)