Gafanha do Carmo: Praça Padre João Gonçalves homenageia "Padre das prisões".

2021-03-29 10:04

Categoria: 

Concelho: 

A praça central da Gafanha do Carmo passa a ter o nome do Padre João Gonçalves.

No dia em que o “Padre das Prisões” celebraria 77 anos, a Câmara Municipal de Ílhavo, a Assembleia e Executivo da Junta de Freguesia da Gafanha do Carmo homenagearam o Sacerdote, natural da Freguesia e falecido a 8 de dezembro de 2020.

Amélia Gonçalves, irmão do sacerdote, representou a família neste evento que estava anunciado pela autarquia de Ílhavo como forma de perpetuar o legado de João Gonlaves.

O Jardim Central, junto à Igreja Matriz e ao Jardim de Infância da Gafanha do Carmo, é, a partir de ontem, a Praça Pde. João Gonçalves que irá, brevemente, integrar também o futuro Centro Cívico da Freguesia.

“Desta forma, Câmara Municipal, Junta de Freguesia e a comunidade da Gafanha do Carmo prestam a devida homenagem e perpetuam no tempo a memória do Padre João Gonçalves espelhada no seu trabalho cívico, espiritual, solidário e de dedicação exclusiva aos outros, nomeadamente aqueles que são mais excluídos e marginalizados, como, por exemplo, os carenciados, os sem-abrigo e os reclusos”.

Nas palavras do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo, “num momento tão complexo da vida em sociedade, da relação entre as pessoas, da forma como se olha para o outro, o Padre João Gonçalves foi um exemplo de excelência no que significa ser solidário e cuidar do próximo”.