Câmara da Mealhada aprova orçamento para 2016 com reforço de verbas.

2015-12-15 20:20

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Votação unânime. A Câmara da Mealhada aprovou o Orçamento para 2016 com um valor que ronda os 17,6 milhões de euros. Um documento que revela uma aposta clara no desenvolvimento turístico do município, nas áreas da Educação, Desporto e Ação Social, nos serviços básicos à população (com a requalificação da ETAR da Mealhada) e que inclui um conjunto de investimentos, tais como o mercado municipal da Mealhada, o novo edifício municipal e o mercado e a regeneração urbana da Pampilhosa.

Uma das grandes novidades é a inclusão de uma modalidade de apoio às freguesias, com uma verba de 600 mil euros, a ser repartida equitativamente pelas seis. “A grande inovação deste orçamento é a verba de 600 mil euros para as freguesias”, referiu o vereador da oposição, Gonçalo Louzada, elogiando a medida. “É uma forma das Juntas de Freguesia terem autonomia e poderem decidir onde aplicar este dinheiro, quais são as reais prioridades. A aplicação deste dinheiro vai ter de cumprir normas, mas eles vão ter este montante disponível e terão poder de decisão. Agora, vão poder provar do que são capazes”, salientou, por sua vez o presidente da Câmara, Rui Marqueiro.

Refira-se, contudo, que este orçamento, salientou o presidente da Câmara, Rui Marqueiro, “defronta-se com uma larga margem de incerteza”, sobretudo na orçamentação da receita, “uma vez que não há Orçamento de Estado (OE) aprovado e se desconhece as opções do Governo e a sua política fiscal”.

 “Até aqui, estivemos a trabalhar, em grande medida, no que nos foi deixado pelo anterior Executivo. Este é o primeiro orçamento que reflete a nossa estratégia política, mas também se depara com muita incerteza, porque não sabemos rigorosamente nada do OE e não há datas definidas no que respeita aos fundos comunitários”.

São 17,6 milhões de euros (mais cerca de dois milhões do que o orçamento inicial do ano passado, de 15,68 milhões) para serem geridos pelo Executivo Municipal.

O Turismo assume um papel de relevo neste documento, passando a estar ao lado da Educação, do Desporto e da Ação Social. E 2016 será um ano importante nesta área. Vai entrar em funcionamento o posto de turismo da Mealhada, a gestão do posto de turismo do Luso será retomada pela Câmara Municipal, vai abrir a Loja da Bairrada na Mealhada e a Câmara Municipal vai prosseguir o seu caminho de divulgação e promoção dos produtos turísticos concelhios – nomeadamente do leitão assado, do vinho, da Mata Nacional do Buçaco e das Termas do Luso – nas mais importantes feiras de turismo nacionais e nos eventos concelhios, como o FESTAME e o Leitão à Mesa.