Aplicação de jogos educativos para explorar espaços da cidade de Aveiro vai ser apresentada esta sexta-feira.

2024-04-18 09:40

Categoria: 

Concelho: 

Investigadores da Universidade de Aveiro criam aplicação que permite explorar espaços da cidade de forma sustentável.

A EduCITY, aplicação de jogos educativos que permite explorar espaços da cidade de Aveiro de forma sustentável, desenvolvida por uma equipa da Universidade de Aveiro (UA), já disponível na Google Play e App Store, tem apresentação marcada para esta sexta, às 18h30, no edifício ATLAS, Praça da República, em Aveiro.

Este projeto pretende promover cidades sustentáveis, através de uma aplicação móvel com jogos de localização baseados em desafios que integram recursos educativos em realidade aumentada, como simulações com base em dados de sensores ambientais, animações 3D, spots informativos, entre outros.

Os jogos podem ser também criados pela comunidade escolar, académica e pelo público em geral e integram desafios interdisciplinares atrativos para serem explorados por cidadãos em passeios pela cidade de Aveiro.

Esta pedagogia inovadora usa, assim, uma tecnologia familiar (dispositivos móveis) para “aprender fazendo”, na qual os jogos em realidade aumentada permitem uma consciencialização ambiental da cidade, aqui encarada como um laboratório vivo de experimentação onde os cidadãos são “cientistas ativos” e agentes de mudanças sustentáveis, numa lógica de ciência cidadã.

O projeto EduCITY inclui também uma plataforma internet de criação de jogos e conteúdos educativos com vista à promoção de competências de desenvolvimento sustentável, onde os cidadãos podem explorar jogos educativos para aprender sobre sustentabilidade enquanto exploram a cidade.

A plataforma é uma ferramenta aberta que permite a criação de jogos móveis e de conteúdos em realidade aumentada por utilizadores sem competências de programação, podendo ser utilizada em qualquer cidade do mundo.

Este sistema foi desenvolvido com o intuito de tornar o processo de aprendizagem mais divertido e acessível, de forma a inspirar cidadãos de todas as idades a envolverem-se na problemática da sustentabilidade.

A apresentação da aplicação EduCITY começa com um interlúdio musical de Davys Moreno ao violino.

Durante a cerimónia, membros da equipa EduCITY compartilharão os seus contributos para o desenvolvimento do projeto, proporcionando uma visão global sobre o valor educativo da app e da plataforma. O público terá a oportunidade de experimentar, em primeira mão, a aplicação e os seus conteúdos de realidade aumentada.

No final, celebra-se a inauguração da app com um coffee break que inclui um original bolo do Flamingo EduCITY.

Marcam presença no evento o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, o Vice-reitor da UA, Artur Silva, a coordenadora do CIDTFF, Helena Araújo e Sá, e os consultores do EduCITY, Martin Llamas Nistal, da Universidade de Vigo, e Olga Mayoral, da Universidade de Valência.