Judo: CJ IPPON em 7º no Campeonato Nacional de Equipas Séniores 2022.

2022-11-20 14:42

Categoria: 

Concelho: 

CJ IPPON e CERCIAG abrilhantaram Campeonato Nacional de Equipas Séniores 2022 com o 7º lugar para Aveiro.

Cernache acolheu a prova rainha do Judo nacional por equipas.

Aveiro esteve representando pela equipa do Clube de Judo IPPON que se estreou em provas de equipas desta envergadura.

Num evento onde só eram duas equipas da Zona Norte (para além do IPPON só o SCPorto marcou presença), os aveirenses tinham como objetivo alcançar o melhor resultado possível.

No final da prova, o resultado foi um sétimo lugar final, entre 14 equipas masculinas presentes, só tendo sido derrotados pelos dois medalhados de bronze da prova, o Judo Clube de Lisboa e o SL Benfica.

Orientada por Sérgio Cunha e auxiliado por Flávio Soares, a equipa do Clube de Judo IPPON era composta por Luciano Grácio, Daniel Afonso, João Pires, António da Costa, Sérgio Machado e Ricardo Nascimento, a que se acrescentaram dois atletas do SC Beira-Mar, Alexandre Vieira e João Pereira.

“O regulamento permite ir convidar atletas a outros clubes, se tivermos a maioria em cada encontro. Convidamos dois atletas de um outro clube de Aveiro”, começou por referir António da Costa, que nesta prova subiu também ao tapete como atleta.

Com várias demonstrações de estarem no bom caminho, com possibilidades de sucessos futuros, o destaque foi inteiramente para Daniel Afonso.

“O Daniel é atleta dos -60kg. Vinha para competir em -66, mas para podermos colocar a equipa mais forte em prova, ele prontificou-se a subir sempre aos -73 quilos, chegando a competir com atletas com quase mais 12 kg que ele. Foi a demonstração de coragem e de quem coloca a equipa acima dos seus objetivos pessoais”.

“Fomos derrotados por duas equipas da capital, com um histórico muito superior ao nosso, mais pessoal forte para treinar. Condições não nos podemos queixar, porque a CMA tem disponibilizado um excelente espaço, por isso as condições são boas. Mas depois falta ter 15 ou 20 atletas de competição por treino em cima do tapete para alcançar o mesmo nível. Mas o nosso objetivo é ter prazer a fazer Judo, e isso acho que temos conseguido, e ficou bem patente nesta prova e em toda esta época desportiva”.

No intervalo antes das finais houve tempo para um encontro inclusivo promovido pela Federação Portuguesa de Judo.

No ano em que o Dia Mundial do Judo teve como mote a “Inclusão”, ficou demonstrado que o Judo é mesmo para todos.

Paulo Lino, António Gomes e André Vieira, atletas de JuDown da CERCIAG, orientandos pelo Mestre Fausto Martins de Carvalho (Presidente da Comissão Nacional de Graduações e 9ºDAN de Judo), defrontaram a equipa dos atletas João Pires e Ricardo Nascimento (CJ IPPON), e Jorge Fonseca (Bi-Campeão Mundial), orientados pelo treinador da seleção nacional, Mestre Pedro Soares.

Num momento em que todas as bancadas vibraram com a boa disposição, alegria em praticar Judo, e simplicidade dos atletas, e arbitrados por um dos melhores árbitros nacionais do momento, João Guerra, este foi um acontecimento promovido pela FPJ que demonstrou que todos tem espaço no desporto.