Elite: Gafanha recebe São Vicente Pereira no arranque da fase de subida.

2021-03-27 10:16

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Gafanha inicia, no dia 2 de Maio, a participação na prova facultativa de encerramento de época em jogo com o São Vicente Pereira.

O sorteio do calendário desta prova criada pela Associação de Futebol de Aveiro para apurar os clubes promovidos realizou-se esta sexta.

Inspirada na Liga dos Campeões, a prova tem uma primeira fase e depois etapas a eliminar a partir dos quartos de final.

As equipas que decidiram ir a jogo nas provas finais foram distribuídas por quatro potes, de acordo com a pontuação obtida até ao cancelamento dos campeonatos, deliberado em fevereiro.

O Vista Alegre, por opção, não se inscreveu.

A jornada inaugural contará com os jogos Oliveira do Bairro SC-GDSC Alvarenga e GD Gafanha SAD-ARC São Vicente Pereira (Grupo A), AA Avanca-CF União de Lamas e SC Fermentelos-FC Cesarense (Grupo B), SC Bustelo-CD Estarreja e AD Ovarense-SC Alba (Grupo C) e FC Pampilhosa-Canedo FC (Grupo D). O SC Esmoriz folga.

A fase de grupos de cada um destes campeonatos tem início previsto para o dia 2 de maio. As equipas defrontam-se por duas vezes nesta fase, sendo que os dois primeiros classificados de cada série avançam para os quartos de final. As finais estão apontadas para 27 de junho.

As provas finais foram criadas após ter sido decretado o cancelamento dos campeonatos aveirenses de futebol sénior, com o intuito de “relevar o mérito até aqui demonstrado pelos clubes e decidir as referidas subidas em campo”, tal como explica o presidente da AFA, Arménio Pinho.

Caso as provas finais não possam vir a ser disputadas, por impedimento devido à pandemia da Covid-19, será aplicado o regulamento das provas de futebol sénior atualmente em vigor.

Arménio Pinho, presidente da AFA, espera prova competitiva em final de época que depende sempre a evolução da pandemia (com áudio)