AFA: Provas finais com calendário definido.

2021-03-27 01:16

Categoria: 

Concelho: 

Estão definidos os caminhos que vão conduzir à glória nas provas finais criadas pela Associação de Futebol de Aveiro para o Campeonato SABSEG, a 1.ª Divisão Distrital e a 2.ª Divisão Distrital. As competições, de participação facultativa, contam com 45 clubes e vão definir as equipas que serão promovidas nos diferentes campeonatos distritais de futebol e as duas que irão disputar a Taça de Portugal em 2021/2022.

As equipas que decidiram ir a jogo nas provas finais foram distribuídas por quatro potes, de acordo com a pontuação obtida até ao cancelamento dos campeonatos, deliberado em fevereiro. Assim, no Campeonato SABSEG, GDSC Alvarenga SAD, CF União de Lamas, CD Estarreja e Canedo FC completam o pote 1 da Prova Final; AA Avanca, Oliveira do Bairro SC, FC Pampilhosa e SC Bustelo o pote 2; AD Ovarense, SC Esmoriz, GD Gafanha SAD e SC Fermentelos o pote 3; e SC Alba, FC Cesarense e ARC São Vicente Pereira o pote 4.

A jornada inaugural contará com os jogos Oliveira do Bairro SC-GDSC Alvarenga e GD Gafanha SAD-ARC São Vicente Pereira (Grupo A), AA Avanca-CF União de Lamas e SC Fermentelos-FC Cesarense (Grupo B), SC Bustelo-CD Estarreja e AD Ovarense-SC Alba (Grupo C) e FC Pampilhosa-Canedo FC (Grupo D). O SC Esmoriz folga.

Na 1.ª Divisão Distrital, o pote 1 da Prova Final é composto por Florgrade FC, FC Macieirense, CR Antes e AD Valecambrense; o pote 2 por ADC Lobão, UD Mansores, Geração RD e CD Arrifanense; o pote 3 por AD Nogueira da Regedoura, ACRD Mosteirô, CCR Válega e UD Bustos; e o pote 4 por FC Pinheirense e Lusitânia de Lourosa FC.

O sorteio ditou que na 1.ª jornada se disputem os jogos UD Mansores-AD Valecambrense e AD Nogueira da Regedoura-Lusitânia de Lourosa FC B (Grupo A), ADC Lobão-FC Macieirense e UD Bustos-FC Pinheirense (Grupo B), Geração RD-CR Antes (Grupo C) e CD Arrifanense-Florgrade FC (Grupo D). ACRD Mosteirô e CCR Válega folgam.

Quanto à 2.ª Divisão Distrital conta com CDC Macieira de Cambra, GD Milheiroense, ADC Vila Nova de Monsarros e AR Aguinense no pote 1 da Prova Final; Relâmpago Nogueirense, GD Beira-Vouga, SC Carqueijo e ADCF Santo André no pote 2; CD Luso, CCR São Martinho, CRC Rocas do Vouga e FC Vaguense no pote 3; e CCR Vila Viçosa, ADC Sanguedo, CD Tarei e AC Famalicão no pote 4.

A 1.ª jornada conta com as partidas SC Carqueijo-ADC Vila Nova de Monsarros e CCR São Martinho-AC Famalicão (Grupo A), GD Beira-Vouga-CDC Macieira de Cambra e FC Vaguense-ADC Sanguedo (Grupo B), Relâmpago Nogueirense-AR Aguinense e CD Luso-CD Tarei (Grupo C) e ADCF Santo André-GD Milheiroense e CRC Rocas do Vouga-CCR Vila Viçosa (Grupo D).

A fase de grupos de cada um destes campeonatos tem início previsto para o dia 2 de maio. As equipas defrontam-se por duas vezes nesta fase, sendo que os dois primeiros classificados de cada série avançam para os quartos de final. As finais estão apontadas para 27 de junho.

As provas finais foram criadas após ter sido decretado o cancelamento dos campeonatos aveirenses de futebol sénior, com o intuito de “relevar o mérito até aqui demonstrado pelos clubes e decidir as referidas subidas em campo”, tal como explica o presidente da AFA, Arménio Pinho. Caso as provas finais não possam vir a ser disputadas, por impedimento devido à pandemia da Covid-19, será aplicado o regulamento das provas de futebol sénior atualmente em vigor.

 

 

 

 

 

Fonte: AFA