SNS garante reforço de horário em centros de saúde em fim de semana de Natal.

2023-12-22 10:51

Categoria: 

Concelho: 

O Governo e a direção executiva do SNS recorrem aos centros de saúde para responder ao condicionamento nos serviços de urgência com atendimento complementar no fim de semana alargado de Natal.

Este sábado, 23 de dezembro, estarão abertas 234 unidades em todo o país; no domingo, 24 de dezembro, serão 191 e, na segunda-feira, 25 de dezembro, 187 a funcionar em todo o país.

O Ministério da Saúde apela aos utentes que contacte o SNS24 antes de recorrer às urgências e asseguram que os cuidados primários garantem consultas em situações não emergentes.

A medida insere-se no Plano Estratégico para a Resposta Sazonal em Saúde – Inverno 2023-2024, operacionalizado pelos Agrupamentos de Centros de Saúde e Administrações Regionais de Saúde, em articulação com a Direção Executiva do SNS.

O objetivo passa por diminuir a pressão sobre os serviços de urgência com atendimentos que podem ser prestados noutros pontos do SNS.

Em situações não emergentes, como sintomas respiratórios ligeiros a moderados, a população deve contactar o SNS 24 para aconselhamento e eventual encaminhamento para a unidade de saúde mais próxima. Em situações de emergência deve ser contactado o 112.

Para já não foram revelados os condicionamentos no funcionamento das urgências durante o fim de semana alargado.