FADU inicia fases locais do Campeonato Nacional Universitário de Esports.

2023-12-11 13:58

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Federação Académica do Desporto Universitário anuncia mais uma edição do Campeonato Nacional Universitário de Esports com quatro modalidades em competição: CS2, League of Legends, Valorant e a grande novidade desta edição (Rocket League).

O novo modelo competitivo apresentado para esta época, contempla quatro fases de competição (apuramentos locais, qualificadores regionais - Winter Split e Spring Split -, os Playoffs - Fases Finais e, por fim, as Fases Finais Nacionais dos eFADU).

Neste momento, já decorre a primeira fase da competição pelas diversas universidades a nível nacional que irão apurar, internamente, os representantes de cada Clube FADU para a fase regional.

Estes qualificadores irão decorrer em três zonas: A Norte, Centro e Sul (NCS), os CAP - Campeonatos Académicos do Porto, organizados pela Federação Académica do Porto (FAP), os CUL - Campeonatos Universitários de Lisboa, organizados pela Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa, (ADESL) e são divididas em dois momentos competitivos: o Winter Split e o Spring Split.

O Winter Split irá decorrer de 15 de dezembro a 21 de janeiro, e contará, com uma fase presencial para as equipas da zona NCS, com a presença das quatro melhores equipas de cada modalidade, num total de 16 equipas em competição presencial. O vencedor, em cada uma das quatro modalidades em prova, apuram-se diretamente para as Fases Finais Nacionais.

O Spring Split irá decorrer de 26 de fevereiro a 12 de maio e será realizado dentro do mesmo formato, com mais quatro equipas a serem apuradas diretamente para as Fases Finais Nacionais.

Os playoffs para as Fases Finais Nacionais permitiram às equipas melhores classificadas, que na fase anterior não conquistaram o apuramento, disputarem entre si, as últimas oito vagas disponíveis para o acesso à última fase da competição.

As Fases Finais Nacionais dos eFADU acontecem de 30 de maio a 2 de junho, de forma presencial, com as oito melhores equipas de cada modalidade, num total de 32 equipas (16 via NCS, 8 via FAP e 8 via ADESL) em disputa pelos títulos de campeões nacionais universitários.