Centro Funerário de Aveiro ao serviço da comunidade.

2023-07-20 10:48

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Aveiro já dispõe de Centro Funerário, com crematório, junto ao cemitério sul, e o autarca de freguesia entende que se trata de uma “grande obra” importante para o Município e a região de Aveiro.

Fernando Marques foi um dos defensores da criação da estrutura e, hoje, na apresentação do espaço reafirmou a convicção de que se trata de um investimento marcante na vida da comunidade.

A obra foi construída junto ao cemitério sul e vai permitir uma resposta de crematório que até aqui era assegurada em São João da Madeira e na Figueira da Foz.

Mesmo com a polémica sobre a localização, bem no centro da cidade, o autarca de freguesia deu um passo em frente para defender a opção do Município (com áudio)

Da parte do presidente da Câmara de Aveiro ficou uma mensagem de tranquilidade sobre a opção tomada.

Ribau Esteves lembra que esta é uma área nem sempre fácil de trabalhar pelos sentimentos envolvidos e pela natureza do culto aos mortos.

Mas lembrou que Aveiro tem lacunas sérias quanto a áreas para prestar esse culto desde que foi encerrado o espaço da Misericórdia no centro da cidade.

E admitiu que gostaria de ver as capelas geminadas, junto à Judiciária, disponíveis para visitas e não para velar falecidos.

Razões que levam a autarquia a considerar o investimento relevante e muito para lá do funcionamento do crematório (com áudio)

Trata-se de um investimento construído e gerido pela Servilusa (Agências Funerárias) por um período de 30 anos, pelo valor anual de renda de 14.000€, a iniciar no 3.º ano de contrato.

Com o equipamento de Aveiro a empresa soma 11 crematórios em Portugal como resposta às novas necessidades das comunidades.

Jazigos e sepulturas já não são as únicas formas de sepultar entes queridos e as opções têm vindo a ser alteradas ao longo dos anos.

O custo com este tipo de procedimento assemelha-se, segundo a empresa, aos custos do funeral tradicional.

Carlos Martins, diretor comercial da Servilusa, explica que a dignidade do ato fica assegurada tal como nos restantes tipos de funeral evitando processos de exumação ou criando condições para as famílias poderem manter uma ligação mais próxima aos seus entes (com áudio)

Há duas salas de velório e capacidade para efetivar até 5 cremações por dia.