Câmara de Águeda adere a serviço de preparação individualizada da medicação.

2020-08-08 10:08

Categoria: 

Concelho: 

Câmara de Águeda adere a serviço de preparação individualizada da medicação.

Esta decisão passa por apoiar a implementação de um serviço nas farmácias do concelho que adiram ao programa, auxiliando os utentes na organização e gestão dos medicamentos

Segundo nota da autarquia, Águeda é mesmo o primeiro município no país a implementar um serviço de preparação individualizada e personalizada de medicação.

Este programa pioneiro é desenvolvido pela Associação Nacional de Farmácias (ANF) e pela Associação Dignitude e tem a adesão da Câmara Municipal de Águeda.

Neste contexto, a Câmara Municipal deliberou, esta semana, a atribuição de um incentivo aos utentes com dificuldades económicas para acederem a este programa.

Trata-se de um serviço farmacêutico diferenciado, que promove a utilização correta, segura e efetiva da medicação com recurso a um dispositivo de múltiplos compartimentos para a organização de medicamentos, que é selado de forma estanque e descartado após a sua utilização.

Vai ser implementado em qualquer das 13 farmácias do Concelho de Águeda que venham a aderir a este programa, que virá a ser replicado noutros municípios.

“Somos mais uma vez pioneiros nos serviços que prestamos aos nossos cidadãos e este programa em concreto permite que as pessoas que precisam de tomar vários medicamentos, nomeadamente idosos, e que se possam confundir com as diferentes tomas ou até esquecer, tenham ao seu dispor um serviço que prepara e disponibiliza a medicação de uma forma personalizada”, referiu Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda.