Aveiro: "Atração e fixação de migrantes residentes é crítica para a Região" - José Carlos Mota.

2023-02-23 14:31

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Aveiro deve olhar com atenção para a comunidade estudantil migrante pelo peso que tem na cidade e pela importância que as relações interculturais vão assumir no futuro e no seu desejo de fixar residência na Região de Aveiro.

Este é o mote para o 1.º Encontro Nacional dedicado à integração e cooperação dos estudantes universitários da CPLP.

“Repensar a vida académica” é o tema do encontro nacional deste sábado, na Casa do Estudante, sobre integração e inclusão de estudantes universitários.

José Carlos Mota, investigador da UA com ligação a vários projetos do laboratório de cidadania intercultural, explica que os dados disponível realçam uma presença cada vez mais significativa de jovens de outros países na vida académica e na cidade da cidade.

E dificuldades para uma integração plena (com áudio)

Encontro para refletir a questão da integração dos estudantes universitários da CPLP/PALOP em Portugal.

Várias instituições de todo o país reúnem em Aveiro no sábado, dia 25 de Fevereiro, e no final serão apresentadas recomendações ao Governo, Universidades e Empresas para melhorar a integração e a cooperação dos estudantes universitários da CPLP em Portugal e contribuir para envolver a Sociedade Civil nesta causa da integração.

José Carlos Mota sublinha que se trata de uma ação que procura responder também a desafios futuros de fixação de novos residentes já depois da vida académica (com áudio)

O evento irá ocorrer no dia 25 de fevereiro na Casa do Estudante da AAUAV e terá um modelo participativo centrado em mesas de trabalho, convidando, para o efeito, os representantes de todas as associações de estudantes PALOP e CPLP em Portugal.

A sessão de boas-vindas decorre a partir das 10h e inclui a leitura de uma mensagem do Presidente da República.

Depois seguem-se várias mesas de trabalho até ao encerramento marcado para as 17h e que inclui encontro cultural até às 20h.