Atletismo: Festa e luto na Maratona da Europa.

2024-04-29 07:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Cerca de 20 mil atletas na estrada e um recorde para a história de 4 edições da Maratona da Europa.

Um marroquino e uma queniana venceram a prova da maratona em edição marcada pelo falecimento de um participante nacional que sofreu paragem cardiorrespiratória ao km 33.

Foi dia fatídico para Marco Gomes, natural de Cantanhede e que era treinador de futsal do clube Domus Nostra.

O atleta de 43 anos ainda foi socorrido e transportado com vida para o hospital onde viria a falecer.

Na vertente competitiva, o mais rápido foi o marroquino Mohamed Chaaboud, com o tempo de 2:09:19, em novo recorde da maratona.

Um tempo que se revelou melhor que o do vencedor da Maratona de Madrid, o ugandês Geofrey Kusuro que terminou em 2:10.29.

Chaaboud beneficiou do andamento imposto pelos atletas quenianos Dominic Omare (2:09.59) e Silas Sugut (2:10.29) para conseguir recorde pessoal.

Confirma-se o percurso de Aveiro como propício para recordes o que nos próximos anos poderá atrair mais atletas de nomeada internacional.

No setor feminino a melhor foi a queniana Betty Chepleting com 2:32.03 com a portuguesa Vanessa Carvalho (Sporting de Braga) a chegar na segunda posição com recorde pessoal (2:32.23).

A terceira classificada foi outra portuguesa, Susana Cunha, do RD Águeda (2:43.25).

Na meia-maratona o melhor foi João Almeida (Recreio de Águeda), com a marca de 1:05.28, e Mónica Silva (Salgueiros), que aos 40 anos bate o seu recorde pessoal na maratona, com a marca de 1:12.47, alimentando o sonho de poder ser convocada para a meia-maratona nos Europeus de Roma 2024.

Organizada pela Global Sport, a Maratona da Europa tem a chancela ndo Município de Aveiro e da Turismo do Centro de Portugal e o apoio do Município de Ílhavo.

Paulo Costa, responsável pela organização, fala de uma edição de sucesso e um trajeto de qualificação que vai permitir continuar a crescer.

O responsável da Globalsport diz que Aveiro se transforma em "palco do mundo" (com áudio)

Na linha de partida estiveram dois autarcas de territórios envolvidos na organização.

João Campolargo, de Ílhavo, assume compromisso no desenvolvimento deste projeto (com áudio)

Ribau Esteves, autarca de Aveiro, atribui nota positiva a um evento que promove o território (com áudio)