Ílhavo: Empresa do PCI promove campanha de adoção de colmeias.

2018-08-17 12:05

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A empresa APiS Technology, instalada no Parque da Ciência e Inovação, que se dedica ao desenvolvimento de tecnologia para a apicultura, está envolvida numa campanha nacional de adoção de colmeias (com vídeo).

Reação aos prejuízos causados pelos incêndios de 2017 na região centro do país.

Câmara de Pedrógão Grande, Lousamel, Federação Nacional dos Apicultores Portugueses, HiFarmax, Germisem, TimberBee e Apimel lançaram a campanha nacional para a adoção de colmeias no dia 9 de Agosto.

Todos os anos, os incêndios afetam vários domínios do território, incluindo o setor apícola. Para além da perda de efetivos (abelhas), perde-se também pasto e o seu ecossistema.

Revela a empresa APiS Technology que outros setores também afetados por este problema conseguem mobilizar-se para solucionar os seus problemas mas que existe “alguma dificuldade” no setor apícola para fazer o mesmo.

A campanha procura criar um fundo autónomo para que os apicultores afetados possam recorrer para ter alimento, sementes para voltar a semear áreas afetadas e colocar novas colmeias (Pedrógão Grande, Lousã) e sensibilizar a sociedade civil para este setor tradicional.

“O que vamos fazer é convidar qualquer pessoa a adotar uma colmeia, à semelhança de outras campanhas em outras áreas. Quem o fizer, terá não apenas o seu nome numa colmeia, mas poderá acompanhar a mesma a partir da plataforma da APiS Technology e todos os meses irá receber updates da sua colmeia e do setor. Terá também direito, consoante o valor doado, a uma ou várias recompensas”.

Miguel Bento, responsável pela Apis Technology, ficou conhecido por ter criado uma colmeia inteligente que gere a temperatura a que se encontram os enxames e evita a morte precoce das abelhas.

A empresa do apicultor e engenheiro eletrónico criou uma tecnologia de monitorização de colmeias de fácil utilização e que permite a qualquer apicultor aceder às suas colónias em tempo real.

Uma tecnologia inovadora desenvolvida na Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro.