Engenheiro electrónico cria sistema inteligente que gere temperatura das colmeias.

2015-06-30 10:58

Categoria: 

Concelho: 

Miguel Bento, responsável pela Apis Technology, criou uma colmeia inteligente que gere a temperatura a que se encontram os enxames e evita a morte precoce das abelhas. A empresa do apicultor e engenheiro eletrónico criou uma tecnologia de monitorização de colmeias de fácil utilização e que permite a qualquer apicultor aceder às suas colónias em tempo real.Uma tecnologia inovadora desenvolvida na Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro e que está a ser testada pelo austríaco Harald Hafner, apicultor e professor residente em Portugal.

Nos últimos anos, segundo os números da Greenpeace, só na Europa, as populações deste inseto polinizador diminuíram mais 30% que nos anos anteriores. Em causa, estão as variações de temperatura, nomeadamente as mais baixas durante os meses frios, doenças como a varroa ou ameaças externas, como por exemplo ataques às colmeias por parte de animais de grande porte.

Não passaria de apenas mais uma percentagem alarmante, não fosse a abelha um ser essencial à sustentabilidade do planeta Terra. E a questão não é apenas ambiental. Dados recentes provam que a polinização que as abelhas promovem, de forma natural e gratuita, custaria cerca de 153 biliões de euros por ano se ficasse a cargo do Homem.

Miguel Bento, de 25 anos, apicultor e engenheiro eletrónico, mestre pela Universidade de Aveiro (UA), desenvolveu uma solução que não só evita a morte prematura das abelhas, como permite aos apicultores fazer uma gestão intensa, em tempo real e à distância das suas colónias.

Por um lado, existe a possibilidade de adaptar uma tecnologia de monitorização a qualquer colmeia, que consiste num sistema de controlo e numa caixa de sensores colocados no seu interior e que são conectados a um sistema central que agrega os dados de várias colmeias, se for esse o caso, e os envia para uma plataforma Web a que o apicultor tem acesso permanente e em tempo real.

Esta tecnologia visa evitar visitas regulares e desnecessárias às colmeias, poupando tempo e recursos, mas sobretudo permite controlar o estado dos enxames, recebendo alertas quando existe uma alteração do fluxo de abelhas ou da produção de mel, se suspeita que houve tentativa de roubo ou ataque ou existem indícios de que as abelhas possam estar sob a propagação de alguma praga ou sob o ataque de predadores como a vespa asiática.

Por outro lado, Miguel Bento criou uma colmeia inteligente, cujo sistema termicamente eficiente possibilita que se diminua o número de perdas de abelhas nos meses mais frios, se promova um melhor desenvolvimento do enxame e consequente um aumento de produção na primavera, e ainda que se previnam algumas doenças que afetam regularmente as abelhas.

A Apis Technology, que divide a sua origem entre entre Penamacor e Aveiro, é uma realidade ainda local, mas que espera tornar-se global nos próximos meses.

Miguel Bento juntou-se a Joel Oliveira e André Oliveira, dois outros ex-alunos da UA, nas áreas de gestão e design de produto e pretendem levar a solução mais longe brevemente.

Para já, e além do primeiro piloto a ser testado há 9 meses em algumas colmeias de Miguel Bento, existem outros sistemas em teste, inclusivé por Harald Hafner, conceituado apicultor austríaco a residir e a lecionar em Portugal.