Santa Joana prestou homenagem ao pároco da freguesia nos 60 anos de sacerdócio.

Santa Joana prestou homenagem ao pároco da freguesia nos 60 anos de sacerdócio.

Adérito Rodrigues é o padre que apresenta maior longevidade nas paróquias nacionais.

A Paróquia de Santa Joana Princesa, na Diocese de Aveiro, celebrou os 50 anos da sua comunidade em 2019 e sempre sob a liderança do mesmo pároco.

O sacerdote falou à agência Ecclesia nessa ocasião para recordar a vida em Santa Joana desde 1965.

Lembra que a criação de comunidade começou com a aproximação entre dois lugares rivais e que o nome Santa Joana permitiu a aproximação.

Em 11 de novembro de 1969, por decreto do então bispo de Aveiro D. Manuel de Almeida Trindade, foi criada o Vicariato/Reitoria de Santa Joana Princesa que se tornou paróquia a 19 de setembro de 1976, quando foi inaugurada e consagrada a igreja paroquial, que começou a ser construída três anos antes precisamente entre os dois lugares da freguesia.

Adérito Rodrigues Abrantes foi ordenado presbítero em 1965 e durante dois anos foi capelão destas comunidades e colaborava com os sacerdotes da Sé de Aveiro, onde vivia.

“Admiro-me como é que ainda têm paciência para escutar a mesma voz há tantos anos, vão dizendo que gostam da minha maneira de exprimir, comunicar. Eu falo e sei que estou a ser ouvido, e esta monarquia de pais para filhos, casando os pais, depois batizando os filhos, os netos, faz com que muita gente me considere membro da sua própria família”.

A criação da freguesia de Santa Joana só aconteceu em 1985.