"Criadores de Ídolos", realizado por Luís Diogo e produzido pelo Cine Clube de Avanca e pela Filmógrafo, acaba de ser distinguido com o Prémio de Melhor Filme Português no 45º Festival Internacional de Cinema do Porto (Fantasporto).
Tendo decorrido no histórico Cinema Batalha, o festival encerrou a edição deste ano com a entrega dos prémios.
Na competição do Cinema Português, o júri desta vez escolheu uma longa-metragem "Criadores de Ídolos".
Prometendo cativar o público com uma narrativa envolvente e atual, este filme destaca-se pelo seu olhar crítico sobre a fama, a influência mediática e os mecanismos por trás da construção de ídolos na sociedade contemporânea.
Rodado na Trofa, e em parte também em Castelo Branco, este filme revela uma jovem atriz, Rafaela Sá, que protagoniza o filme com os prestigiados atores José Fidalgo, Ricardo Carriço, Oceana Basílio e Virgílio Castelo.
Com argumento e realização de Luís Diogo, esta é a sua quarta longa-metragem como realizador, num percurso marcado por prémios em festivais de cinema em todos os continentes.
A presente distinção é o 78º prémio atribuído aos filmes realizador por Luís Diogo.
Todas as suas longas metragens anteriores foram concretizadas no contexto de produção do Cine Clube de Avanca e Filmógrafo.
"Criadores de Ídolos" foi apoiado pelo Município da Trofa, onde decorreu a maior parte das filmagens, mas também pelo Município de Castelo Branco e pelo ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual do Ministério da Cultura.
O Fantasporto 2025 reuniu o melhor do cinema de fantasia, terror e ficção científica, num ano marcado por uma presença muito forte do Japão e do cinema da Ásia.