Vagos: Autarquia aprova orçamento de 32 milhões de euros para 2025.

Vagos vai gerir um orçamento de 32 milhões de euros em 2025.

O Executivo Municipal aprovou, por unanimidade, Plano e Orçamento, em reunião extraordinária, realizada na passada sexta-feira.

Com maioria absoluta e uma vereadora eleita pelo CDS, registo para a votação unânime.

A dotação orçamental sobe cerca de 2,7 milhões em comparação com o orçamento de 2024.

Com verbas da descentralização, valores da carga fiscal e verbas de programas comunitários em destaque, a maioria liderada por João Paulo Sousa que substitui Silvério Regalado, aposta na conclusão de obras.

Destaca-se a reabilitação e ampliação do Palacete Visconde de Valdemouro, obra orçamentada globalmente em 4.5 milhões de euros e que passou por um processo moroso, também marcado por uma derrocada no local.

A requalificação das várias Unidades Locais de Saúde do concelho, nomeadamente Vagos, Soza, Gafanha da Boa Hora e Ponte de Vagos, no valor global estimado de 2. 25 milhões, e a requalificação das Escolas Básicas de Soza e Ouca com valor estimado de 900 mil euros, assumem destaque em 2025.

Outras das grandes empreitadas é a requalificação da Rua Padre Vicente Maria da Rocha, num investimento de 1.4 milhões de euros, dos quais 690 mil são da responsabilidade do Município de Vagos e o restante da Águas da Região de Aveiro.

A qualificação da rede viária (500 mil euros); a requalificação da pista de atletismo do Estádio Municipal de Vagos (250 mil euros), as acessibilidades no Parque Empresarial de Soza e o início da execução da obra de ligação da Zona Industrial de Vagos à A25 são algumas das apostas prioritárias.

De realçar também que o Município de Vagos continuará a devolver 2,5% de IRS aos munícipes, o que significa um esforço de 562.000€, sendo que o Imposto Municipal sobre Imóveis se manterá na taxa mínima de 0,3% e a Derrama continuará a ser de 1,5%, sendo de 0,1% para valores inferiores a 150.000 euros.

No plano dos eventos, destaca-se o regresso das Marchas Populares, a aposta em eventos âncora como as Festas do Município de Vagos, o Vagos Metal Fest, o Vagos Sensation Gourmet, o Animar o Verão e o RF Vagos Open.

Na vertente turística, enfoque para a continuidade do projeto Vagueira – Bairro Digital, para o investimento nos Percursos Natura, Culturais e Religiosos, para a preservação da Arte Xávega, para o desenvolvimento turístico e cultural da Aldeia do Boco e para a requalificação da Casa Gandaresa.