Preocupação pelos calendários da construção do eixo Aveiro – Águeda.
A reprogramação de investimentos em função da capacidade de cumprimento dos investimentos PRR que têm 2026 como data limite estão a gerar dúvidas em muitos pontos do país.
No caso da região de Aveiro um dos principais investimentos é a via entre Aveiro e Águeda com atenções centradas no concurso público.
Na audição ao Ministro das Infraestruturas, Firmino Ferreira questionou a tutela.
O deputado do PSD eleito por Aveiro “exortou” no Parlamento o ministro das Infraestruturas e Habitação a impulsionar o projeto de ligação rodoviária entre Águeda e Aveiro.
Para o parlamentar social democrata o Governo deve “reconhecer a importância da obra”.
Na audição do ministro das Infraestruturas e Habitação, Firmino Ferreira pediu informação sobre a expetativa para o início dos trabalhos no terreno.
Na resposta, o secretário de Estado das Infraestruturas e Habitação, Hugo Espírito Santo, reafirmou o eixo Águeda-Aveiro como “absolutamente fundamental” mas não foi conclusivo sobre o financiamento.
Deixou em aberto as opções para assegurar as verbas que garantirão a concretização do projeto.
Portugal não vai utilizar os 22,2 mil milhões de euros da bazuca e avançou com a reprogramação do PRR.
O Governo pondera optar por empréstimos, uma vez que o país consegue financiamento a taxas semelhantes às da bazuca europeia, sem a condicionante de ter os projetos executados até julho de 2026.