A Câmara de Estarreja reforçou este ano letivo o investimento na educação, alargando o serviço de apoio às famílias.
Foram abertas duas novas salas de Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) – uma na EB Padre Donaciano de Abreu Freire e outra na EB Visconde de Salreu – garantindo a cobertura integral das necessidades identificadas, e assim eliminando listas de espera.
A presidente da Câmara Municipal, Isabel Simões Pinto, acompanhada pelo vereador da Educação, João Alegria, e pelo diretor do Agrupamento de Escola de Estarreja, Jorge Ventura, visitou o novo espaço esta segunda-feira.
No total, o serviço de AAAF conta agora com 253 crianças inscritas e uma equipa de 23 animadoras, após a contratação de mais três profissionais. A CAF – Componente de Apoio à Família ganha também um papel determinante.
No novo ano letivo, cerca de 10 profissionais asseguram diariamente o acolhimento de mais de 230 crianças do 1.º ciclo, enquanto 12 docentes acompanham o final de dia de mais de 220 alunos.
No que toca às AEC – Atividades de Enriquecimento Curricular, Estarreja aposta numa oferta diferenciadora que abrange o xadrez, expressão dramática, yoga, música e atividade física e desportiva.
Mais de 25 docentes dinamizam estas atividades, chegando a mais de 370 alunos, promovendo aprendizagens diversificadas e enriquecedoras.
Recorde-se que nos dois anos letivos anteriores, foram criadas mais 4 salas de Ensino Pré-escolar, num esforço conjunto do Município e do Agrupamento de Estarreja, o que evidencia o aumento da população e o esforço para encontrar as soluções para responder às necessidades das famílias.