Aveiro: Autarquia adjudica arranjos em Esgueira e Eixo.

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) adjudicou à empresa Alvorada Tranquila a empreitada de construção da praceta da nova rotunda da Rua de Viseu, em Esgueira, e do desvio da rede de drenagem de águas pluviais da Escola Básica Aires Barbosa, num investimento global de 343.674,31€.

A intervenção tem como objetivo a criação de uma nova praceta, integrada no arranjo urbanístico da rotunda, e a resolução de problemas estruturais na drenagem das águas pluviais da Escola Aires Barbosa.

O projeto prevê o desvio da atual rede de drenagem, que se encontra em terreno privado e já não comporta o caudal proveniente da escola, provocando transbordos frequentes.

A nova rede será executada pelo logradouro da escola até à Avenida D. António Francisco dos Santos, seguindo pelo passeio (recentemente pavimentado), até à praceta da nova rotunda da Rua de Viseu.

Deste ponto, atravessará para ligação ao coletor existente na Rua 8 de Junho, o mais próximo com diâmetro suficiente para receber este caudal.

Esta solução permitirá assegurar a drenagem de toda a área do polidesportivo e dos pavimentos exteriores da escola, evitando inundações e reforçando a capacidade da rede pluvial da zona, sem sobrecarregar a rede própria da nova praceta.

A autarquia adjudica requalificação da Praça Dr. Jaime Magalhães Lima, em Eixo, à empresa Framegas & Santos num investimento de pouco mais de 20 mil euros.

A intervenção tem como objetivo a recuperação estrutural e estética do largo, com destaque para o reforço do muro existente em adobe, que apresenta fissuras graves provocadas pela pressão das raízes da árvore de grande porte “Magnolia grandiflora”.

A obra vai permitir compatibilizar a manutenção da árvore com a necessidade de reforço da capacidade estrutural e de contenção do largo e do muro de suporte, garantindo a sua estabilidade e preservação.

O desenho do muro será mantido na sua globalidade, estando prevista a demolição do troço em frente à passadeira e o fecho de uma abertura intermédia, de modo a corrigir diferenças de nível e melhorar as condições de acessibilidade.

A magnólia será alvo de uma poda corretiva, com redução controlada das raízes mais críticas, assegurando a sua conservação.~

Relativamente ao cruzeiro existente no topo norte da praça, o mesmo encontra-se fora do âmbito desta empreitada, sendo alvo de um procedimento específico a elaborar por técnicos de conservação e restauro, face ao seu avançado estado de degradação e instabilidade.