A candidatura do Bloco de Esquerda à de Aveiro realizou ontem uma ação simbólica de protesto contra a manutenção das portagens na A25, com a colocação de uma faixa sobre a autoestrada, na ponte da Estrada de Taboeira.
A iniciativa pretende denunciar o que o Bloco de Esquerda considera uma injustiça.
O BE lembra que enquanto em todo o país as portagens foram eliminadas nas autoestradas do Interior e em vias sem alternativas seguras, em Aveiro continua-se a pagar para circular dentro do próprio concelho.
Segundo João Moniz, candidato do partido à Câmara Municipal, “esta injustiça não pode continuar”.
O candidato recorda que, “no início deste ano, o Bloco de Esquerda apresentou um projeto de lei para eliminar os últimos três pórticos pagos da A25, localizados entre Esgueira e Albergaria”.
Estes troços, sublinha, “funcionam, na prática, como uma circular externa no concelho e como acesso à zona portuária, sem alternativa viária com qualidade e segurança”.
A manutenção destas portagens, sublinha João Moniz, “empurra o trânsito, incluindo de pesados, para dentro das localidades e povoações como Cacia, por exemplo, agravando os riscos de segurança rodoviária, a poluição e os danos nas habitações”.