A candidatura de Rui Dias à Câmara de Ílhavo assume que dar voz aos jovens é essencial no futuro das políticas municipais.
Garantir condições para o “impacto real” dessa aposta é a tarefa a que se propõe o candidato que ouviu as preocupações e sugestões manifestadas por jovens do Município no primeiro encontro participativo a pensar nas eleições deste ano.
Segundo informação avançada pelo PSD, a adesão foi expressiva com “largas dezenas de jovens comprometidos com o futuro do seu Município” que “esgotaram completamente o Salão Cultural Manuel das Neves, na Gafanha da Encarnação”.
Sob o mote “Há Conversa com… a Juventude”, esta iniciativa destacou o “papel fundamental” dos jovens na “construção de um Município mais próspero, dinâmico e inclusivo”.
A sessão contou com a presença de jovens entre os 13 e os 25 anos, que partilharam as suas ideias, desafios e ambições para Ílhavo.
Em debate estiveram temas estruturantes para o desenvolvimento do concelho, como Educação, Emprego, Habitação, Sustentabilidade, Cultura, Desporto e Participação Cívica.
“O entusiasmo e o espírito crítico demonstrados evidenciam uma geração empenhada e pronta a assumir responsabilidades no futuro do Município”, revela a candidatura.
A moderar a conversa estiveram dois antigos candidatos e autarcas, Ricardo Silva Santos, ex deputado municipal pelo Bloco de Esquerda, gestor cultural e analista político, e Carlos Pedro Ferreira, ex-candidato à Câmara Municipal de Ílhavo pelo CDS, engenheiro do ambiente e especialista em políticas públicas, que também apresentaram reflexões sobre o impacto da juventude no poder local.
Rui Dias sublinhou a “relevância” da participação jovem na construção de um “Município mais inovador e sustentável”.
“A juventude não é apenas o futuro, é o presente. O envolvimento dos jovens nas decisões políticas não é um complemento, mas uma necessidade para garantir que Ílhavo se desenvolve com visão, criatividade e coragem.”