A Federação Académica do Desporto Universitário, sedeada em Aveiro, assume a candidatura à organização dos Jogos Europeus Universitários 2032 e propõe a cidade de Aveiro como palco do evento.
Na lista de apoios confirmadas as adesões de Associação Académica da Universidade de Aveiro, Universidade de Aveiro, Câmara de Aveiro e governo português.
Na bagagem a experiência na organização de Campeonatos Europeus Universitários de Basquetebol.
Ricardo Nora, presidente da FADU, lembra que Portugal tem demonstrado forte empenho no movimento do Desporto Universitário Europeu.
“Acreditamos que a Universidade de Aveiro tem excelentes condições desportivas e logísticas para acolher os Jogos Europeus Universitários, e uma motivação e empenho no projeto EUSA que permite a realização de um evento único e de sucesso”.
Pedro Dias, Secretário de Estado do Desporto, vê com bons olhos a candidatura.
“Contribuirá para confirmar a longa tradição do Desporto Universitário em Portugal e o elevado nível de capacidade organizativa, desportiva e desportivas e de acolhimento da FADU.”
Já o Reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira, reforça a tradição de bem acolher e organizar eventos EUSA.
“Portugal tem uma longa tradição de desporto universitário e a realização dos EUSA GAMES 2032, em Aveiro irá reforçar ainda mais este legado. Estamos confiantes que as nossas capacidades organizativas, as instalações desportivas de classe mundial e o espírito dinâmico da nossa comunidade académica contribuirão para a realização de um evento de alto nível.”
Esta poderá ser a 2ª vez que a EUSA – a Associação Europeia do Desporto Universitário atribui a organização do evento a Portugal, depois de em 2018, a cidade de Coimbra ter acolhido os Jogos Europeus Universitários.