"Zonas industriais têm cada vez mais casas perto. Estamos a receber pedidos de medição de ruído" - Carlos Borrego.

2022-07-19 11:00

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Carlos Borrego defende um novo grau de exigência para a instalação de empresas em função da sua integração em ambientes urbanos ou próximo de áreas de convívio com zonas residenciais.

O especialista em questões do ambiente e antigo Ministro da pasta, falou no fórum da Plataforma Cidades, em Ovar, e não escondeu que a expansão industrial é um desafio permanente no futuro das cidades.

Pede, por isso, consenso na forma como se desenham planos de expansão.

Entende que é possível a proximidade às áreas de residência mas com critério. E esse critério tem um nome: afirma-se pela qualidade dos projetos e pela minimização dos seus impactos na qualidade de vida.

Segundo Borrego, há, hoje, muitos pedidos de avaliação sobre indústrias que se instalaram em áreas que, atualmente, se confundem com zonas residenciais para as quais a solução é investimento em qualidade ambiental (com áudio).

A mensagem de Carlos Borrego acentua a compatibilidade de usos nas cidades.

Diz que criar zonas industriais e pensar que são pólos isolados é pura ilusão.

Mais tarde ou mais cedo, a proximidade vai levar a um conflito de interesses, a não ser que as autarquias sejam capazes de prevenir com licenciamentos exigentes do ponto de vista ambiental (com áudio)