'XPERiMENTA' na Universidade de Aveiro abre a 29 de Abril.

2019-04-26 18:34

Categoria: 

Concelho: 

O maior evento anual de demonstração de competências e potencialidades da Universidade de Aveiro (UA) abre às 10h00 de 29 de abril, prolongando-se até ao dia seguinte, dois dias em simultâneo com as Competições Nacionais de Ciência (CNC) promovidas pelo Projeto Matemática Ensino (PmatE). Este evento, XPERiMENTA Universidade de Aveiro, realiza-se no Pavilhão Polidesportivo Prof. Dr. Aristides Hall, no extremo sul do campus de Santiago. A visita do Reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, e da sua equipa ao recinto está agendada para 30 de abril, às 11h30.

Com os registas já encerrados, contam-se quase 4700 participantes, entre grupos escolares e alunos do secundário registados a título individual. No entanto, a mostra tecnológica, que não carece de registo, estará aberta à população em geral.

Promovidas pelo PmatE/UA, projeto de desenvolvimento e aplicação de tecnologias da comunicação na promoção do sucesso escolar desde o 1.º ciclo do ensino básico ao ensino superior, as CNC voltam a reunir milhares de jovens no campus da UA.

O Complexo Pedagógico, Científico e Tecnológico torna-se o palco renovado das CNC. Ali, os estudantes testarão os seus conhecimentos em matemática, português, inglês, química, física, geologia, biologia e literacia financeira.

Em cada um dos dois dias serão distinguidas as melhores equipas e escolas participantes nas competições. Aos primeiros classificados da prova “Mat12”-12.º ano, será entregue um prémio em valor igual ao da propina aplicada na UA para o ano letivo 2019/2020. Aos primeiros classificados das provas “Mat12”-10.º e “Mat12”-11.º, GVIDA e FQuest, será oferecida a inscrição na Academia de Verão 2019, evento promovido pela UA.