Workshops no Laboratório Vivo para a Descarbonização em Águeda.

2020-11-06 18:48

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Águeda tem previsto para 2020 e 2021 um ciclo de workshops, no Laboratório Vivo para a Descarbonização (LVpD), objetivando sensibilizar os cidadãos para a adoção de medidas ambientalmente sustentáveis e para a tomada de consciência dos impactos que as nossas atitudes têm no meio ambiente.

“Pretende-se que Águeda seja uma cidade ideal para se tornar um laboratório de experimentação de novas ideias e projetos”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, acrescentando que este espaço aproxima ainda mais da comunidade o projeto e um programa de ação que visa a criação e implementação de ideias na área do ambiente e sustentabilidade.

Amanhã, entre as 10 e as 11 horas, os participantes poderão construir um kit de energias verdes. Para terça-feira, dia 10, entre as 14 e as 18 horas, será assinalado, neste espaço criativo ligado à preservação do ambiente, o Dia Mundial da Bolota. Já no sábado, dia 14, a partir das 10 horas, terá lugar uma ação de limpeza do Rio Águeda, comemorando o Dia Nacional do Mar.

Para dia 17, entre as 18h00 e as 19h30, está agendado um workshop sobre eficiência energética, que pretende apoiar as famílias e comerciantes na leitura das suas faturas de energia, ajudando-os a fazer as melhores escolhas relativas ao fornecimento de energia, bem como a implementar medidas que possibilitem reduzir a fatura (em termos energéticos e financeiros).

Um roteiro pedestre é a proposta para dia 21, entre as 10h00 e as 11h30, numa ação que visa assinalar o Dia de Dar uma Volta, com ponto de partida na sede dos LVpD.

O último workshop de novembro será dia 28, com uma saída de campo, que decorrerá entre as 10h00 e as 12h00, tendo como objetivo uma monitorização e interpretação do Rio Águeda.

Refira-se que o Laboratório Vivo para a Descarbornização abriu a sua sede em outubro, no n.º 44 da Rua Luís de Camões, num espaço que pretende ser a base do projeto Águeda Sm@rt City Lab, dinamizando ações diversas para a demonstração de soluções tecnológicas que promovam a preservação do ambiente e a sustentabilidade da comunidade.

Neste espaço, a Autarquia, os cidadãos, as empresas e as escolas colaboram no desenvolvimento, implementação, validação e teste de novas tecnologias, serviços e aplicações tecnológicas. Estas ideias têm como objetivo a promoção da redução da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) e a adoção de medidas de mitigação de alterações climáticas, englobando quatro áreas temáticas: Mobilidade, Energia, Edifícios e Economia circular e Ambiente.