VMER de Aveiro garante compressor cardíaco externo.

2018-07-18 12:36

Categoria: 

Concelho: 

O Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) recebeu 1 dos 33 Compressores Cardíacos Externos que o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) distribuiu por instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS), com o apoio da Fundação EDP.

Na cerimónia de entrega dos equipamentos – que se realizou no dia 16 de Julho, no Museu da Eletricidade, em Lisboa – o CHBV fez-se representar pela sua Presidente, Margarida França, e pela Diretora do Serviço de Urgência, Elsa Rocha, que manifestou a sua satisfação pelo facto da VMER (Viatura Médica de Emergência) passar a estar equipada com um compressor cardíaco externo.

“É uma enorme mais-valia, na medida em que se trata de um equipamento que assegura manobras de reanimação, nomeadamente compressões torácicas, até agora feitas exclusivamente de forma manual, de forma ininterrupta, tornando-as mais eficazes”, afirma a Diretora da Urgência do CHBV, que é também a responsável pela VMER de Aveiro.

Na verdade, este equipamento, em situações de paragem cardíaca, garante um ritmo adequado e constante, com uma depressão torácica ideal, tornando o fluxo mais estável e contínuo ao cérebro, diminuindo assim a probabilidade de sequelas nos doentes que recuperam da paragem.

Também ao nível da gestão dos Recursos Humanos, a presença do compressor cardíaco externo permite que um segundo elemento (agora necessário na reanimação manual) possa ficar liberto para outros procedimentos necessários.