Vista Alegre: Programa da Festa em Honra de Nossa Senhora da Penha de França arranca a 29 de Junho.

2018-06-19 16:13

Categoria: 

Concelho: 

O Bairro da Vista Alegre, em Ílhavo, vai estar em festa de 29 de Junho a 2 de Julho.

A fábrica de porcelana assinala o 194º aniversário da sua fundação e a efeméride volta a ser celebrada no âmbito das festas seculares em honra da padroeira da Vista Alegre, Nossa Senhora de Penha de França, com um programa iniciativas culturais e de lazer gratuitas.

Haverá jogos tradicionais, concertos, teatro, oficinas, gastronomia regional, e descontos em oportunidades nas lojas Vista Alegre em Ílhavo.

As Festas em honra de Nossa Senhora da Penha de França são uma tradição com mais de 300 anos de história, que remonta à construção da Capela de Nossa Senhora da Penha de França, monumento nacional desde 1910, mandada erigir entre 1693 e 1699 pelo Bispo D. Manuel de Moura Manoel como pagamento de uma promessa.

Incluída em 2015 no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, as Festas da Vista Alegre em honra da sua padroeira são uma festa popular e religiosa com missa e a procissão pelas ruas do bairro operário da fábrica de porcelana em Ílhavo, mas, também, uma panóplia de atividades associadas à comunidade operária da fábrica centenária de porcelanas e às suas vivências culturais e lúdicas.

As festividades arrancam na sexta-feira, 29 de junho, pelas 18h, com a oração do terço em honra de Nossa Senhora da Penha de França, na Capela Vista Alegre, seguida de uma arruada pelas ruas do bairro operário da fábrica, em Ílhavo.

No mesmo dia, pelas 22h, o Grupo de Teatro Ribalta, companhia residente do renovado Teatro Vista Alegre, irá apresentar a peça “Aqui há Fantasmas”.

A festa volta no sábado, 30 de Junho, com o hastear solene da bandeira da Vista Alegre no Terreiro da fábrica, pelas 10h00.

Para os mais novos, a Vista Alegre instalou insufláveis e preparou jogos tradicionais, que irão decorrer das 10h30 às 18h30 no Jardim da Creche da Vista Alegre.

Há ainda o tradicional comboio turístico, que irá percorrer o Bairro Industrial da Fábrica da Vista Alegre da parte da tarde, e a peça de Teatro “O Principezinho”, pelas 16h00.

Os “graúdos” podem deleitar-se com a oferta de gastronomia regional, instalada no Terreiro da Vista Alegre, e com os descontos até 30 por cento nas lojas de fábrica da marca, rifas e um espaço de oportunidades.

A animação musical de sábado vai estar entregue à fadista Maria Emília, num concerto ao ar livre no Terreiro da Vista Alegre que se iniciará pelas 22h.

No domingo concentram-se as festividades religiosas, que se iniciam pelas 12h30, com uma missa celebrada na Capela de Nossa Senhora da Penha de França.

Ao fim da tarde, pelas 17h, inicia-se a procissão da imagem da padroeira da Vista Alegre, que irá percorrer as ruas da Fábrica e do Bairro Social, acompanhada pela Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo. A banda Tributus - que passará em revista clássicos dos Pink Floyd, Supertramp e Queen – encerra o segundo dia das festividades.

O Museu Vista Alegre, que reúne dois séculos de história da porcelana portuguesa e integra a oficina de pintura manual da Vista Alegre, vai estar de portas abertas das 10h às 20h, durante os quatro dias da Festa.

As duas exposições temporárias dedicadas à ilustração, são de entrada livre, e o serviço educativo do Museu preparou também oficinas de pintura, decoração e modelação em porcelana para toda a família (mediante inscrição).