Vista Alegre: Festa em Honra de Nossa Senhora da Penha de França começa com oração do terço.

2022-07-01 10:15

Categoria: 

Concelho: 

A Vista Alegre retoma as festas em ambiente presencial e com arraial.

A partir de hoje e por cinco dias, o Lugar da Vista Alegre, em Ílhavo, recebe espetáculos, atividades de animação para as famílias, eventos desportivos e descontos nas lojas nas celebrações em honra de Nossa Senhora da Penha de França.

Retoma os moldes habituais no tempo pré-pandemia em cinco dias de festa.

Ponto alto do programa é o concerto ao vivo, já este sábado, 2 de julho, às 22h00 com Miguel Araújo e Tiago Nogueira.

Miguel Araújo a celebrar 10 anos de carreira a solo (e outros tantos como membro d’Os Azeitonas), é um dos mais acarinhados artistas portugueses da atualidade.

As festividades iniciam-se na sexta-feira com uma cerimónia religiosa - a oração do terço - às 18 horas, em honra de Nossa Senhora da Penha de França, venerada na capela da Vista Alegre, monumento nacional.

A arruada pelas ruas do antigo Bairro Operário e no Largo da Fábrica anunciam o arranque da animação popular.

Este primeiro dia encerrará a partir das 21h30 com a comédia “Criada para todo o serviço”, espetáculo cénico que será levada à cena pelo Grupo Teatro Ribalta, no Teatro Vista Alegre.

No sábado as festividades iniciam-se às 10 horas com o momento simbólico do hastear da bandeira da fábrica da Vista Alegre.

O programa reserva o período entre as 10h30 e as 18h30 para inúmeras atividades com jogos e Torneio Triangular de Futebol, no escalão de veteranos, no Campo de Futebol Municipal Vista Alegre.

Arranque às 15h30, com o jogo entre o Sporting Club da Vista Alegre e o Futebol Clube do Porto Vintage, prosseguindo às 17h00 com o desafio entre o Futebol Clube do Porto Vintage e o Leixões Sport Clube, e encerrando às 18h30 com o embate entre o Leixões e o clube da casa.

Às 16 horas as luzes apontam de novo para o Teatro, uma vez que a Escola Teatro Ribalta – Teatro Infantil Vista Alegre, subirá ao palco para apresentar a peça “Anda tudo Maluco”.

Às 22h00 os olhos ficam postos no palco para o concerto ao vivo de Miguel Araújo e Tiago Nogueira com entrada livre.

A Festa da Vista Alegre reserva para a manhã de domingo, atividades para toda a família, incluindo os insufláveis para os mais novos, mas com destaque para a “Academia Mini Rodas e Cicloficina”.

A missa em honra de Nossa Senhora da Penha de França será celebrada na Capela da Vista Alegre às 16h30 e terá o acompanhamento do Orfeão da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo.

Em seguida a tradicional procissão irá percorrer as ruas da Fábrica e do Bairro Operário, acompanhada pela Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo (Música Nova).

O programa reserva, ainda, para domingo às 22 horas o concerto EDEVEZ, projeto musical nascido e criado em Ílhavo, com inspiração na língua portuguesa e nas gerações rock-musicais dos anos 70 e 80, tendo entrada livre.

As festividades irão encerrar na segunda-feira, às 18 horas com o Dj BLITZ que animará o final de tarde no Lugar da Vista Alegre.

Como manda a tradição, durante os 4 dias de festa serão vendidas peças da Vista Alegre com preços especiais.

O programa inclui, em permanência, gastronomia regional, rifas, visitas com entrada livre à Capela de Nossa Senhora da Penha de França (entre as 9 e as 23 horas) e ao Museu Vista Alegre (entre as 10 e as 20 horas) com 50% de desconto na aquisição do ingresso.

Esta visita inclui entrada na oficina de pintura manual, sendo assim possível observar, ao vivo e em detalhe, os pintores da fábrica.

As “Oficinas feito por si”, entre as 10 e as 13 horas e entre as 14 e as 19 horas, esperam os participantes no Serviço Educativo do Museu.