Vista Alegre em festa a partir de dia 30 celebra Padroeira Nossa Senhora da Penha de França.

2023-06-26 09:47

Categoria: 

Concelho: 

A Vista Alegre vai viver no próximo fim de semana, entre 30 de junho e 3 de julho, as tradicionais festividades em Honra de Nossa Senhora da Penha de França, venerada na sua capela no Lugar da Vista Alegre, em Ílhavo, como padroeira da fábrica de porcelana.

Da programação recreativa e cultural destaque para o espetáculo com o grupo Ala dos Namorados na noite de sábado, 1 de julho, às 22h00, com entrada livre.

Após 30 anos de fundação, a banda histórica da música portuguesa está de regresso com João Gil e Nuno Guerreiro, ao leme, prometendo um espetáculo onde se vão ouvir os grandes temas da Ala dos Namorados, que aproveitará a ocasião para a apresentação de um novo álbum, recheado de poemas de escritores e letristas eminentes da língua portuguesa.

Como manda a tradição, durante os 4 dias de festa serão vendidas peças da Vista Alegre com preços especiais.

De sublinhar, ainda que as lojas da Vista Alegre, da Bordallo Pinheiro, e Outlet, de Ílhavo (localizadas junto da fábrica) estarão durante a festa com descontos.

A programação arranca na sexta, dia 30, com a oração do terço às 18h00 na Capela de Nossa Senhora da Penha de França, padroeira da Vista Alegre, seguida da arruada pelas ruas do Bairro Operário e no Largo da Fábrica.

É ao som dos tambores que se declaram abertas as festividades de cariz mais popular.

O cartaz reserva, ainda, o primeiro dia para a apresentação da peça de teatro Defuntos & Companhia, comédia que será levada ao palco do Teatro Vista Alegre, pelo Grupo de Teatro da Ribalta.

O espetáculo cénico destina-se a maiores de 6 anos de idade, tendo os bilhetes um custo de 5 euros por pessoa, estando disponíveis na Casa da Cultura de Ílhavo e em bol.pt .

No sábado, dia 1 de Julho, festa a partir das 10h00 com o tradicional hastear da Bandeira da Fábrica da Vista Alegre.

Depois, entre as 10h30 e as 18h30, o programa coloca à disposição de miúdos e graúdos atividades para toda a família, como seja o caso de “Os Jogos do Hélder”, jogos em madeira que, recorrendo apenas à energia humana, desafiam crianças e adultos para momentos de integração e pura animação.

Está igualmente programada a presença da Brigada Splash, com o espetáculo itinerante “Wetumtum”.

Às 16 horas o protagonismo é dado aos mais novos uma vez que serão apresentadas duas peças de teatro infantil para maiores de três anos.

A Escola de Teatro Ribalta sobe ao palco do Teatro Vista Alegre com Viva a República, e com a peça A Batalha de Aljubarrota ou a verdadeira história do Pastel de Nata?.

Uma das componentes do cartaz anual das festas é o desporto, em especial o futebol.

Este ano será disputado o jogo de veteranos entre as equipas do Sporting Club da Vista Alegre e o Clube Desportivo de Tondela.

O desafio decorrerá às 17h00 no Campo de Futebol da Vista Alegre.

O dia de sábado termina às 22h00 com o concerto da Ala dos Namorados, com entrada livre.

Domingo é o dia grande com a celebração da Missa em honra da padroeira Nossa Senhora da Penha de França.

A celebração decorrerá às 17h00 na Capela da Vista Alegre e será acompanhada pelo Orfeão da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo.

Após a eucaristia, as ruas da Fábrica e do Bairro Operário vão receber a Procissão acompanhada pela Banda Filarmónica Gafanhense.

A noite de domingo terminará com a atuação de Tiago Silva.

O concerto deste cantor que se revelou no programa The Voice Portugal decorrerá a partir das 22 horas, no largo das festas, com entrada livre.

Na segunda, dia 3, encerramento às 18 horas com o Dj BLITZ que animará o final de tarde no Lugar da Vista Alegre.

Haverá em permanência gastronomia regional, rifas, visitas com entrada livre à Capela de Nossa Senhora da Penha de França (entre as 9 e as 23 horas) e ao Museu Vista Alegre (entre as 10 e as 20 horas) com 50% de desconto na aquisição do ingresso.

Esta visita inclui entrada na oficina de pintura manual, sendo assim possível observar, ao vivo e em detalhe, os pintores da fábrica.

As “Oficinas feito por si”, entre as 10 e as 13 horas e entre as 14 e as 19 horas, esperam os participantes no Serviço Educativo do Museu. Tratam-se de oficinas de pintura e modelação porcelana para todas as idades.

A inscrição é feita no local e sujeita ao pagamento de 7,5 euros por pessoa, limitada, contudo, às vagas existentes.