Vista Alegre e Santo André na rota do turismo industrial.

2023-04-06 18:13

Categoria: 

Concelho: 

O Navio-Museu Santo André e a Vista Alegre vão ser o foco da semana temática “À descoberta do Turismo Industrial”, que se realiza entre 10 e 16 de abril.

A iniciativa é promovida pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, do qual são membros fundadores o Museu Marítimo de Ílhavo (através do Navio-Museu Santo André) e a Vista Alegre.

Esta segunda edição da semana temática propõe mostrar o património cultural e as atividades produtivas das várias regiões de Portugal, propondo visitas orientadas a locais de “indústria viva” e a equipamentos museológicos.

O programa do Município de Ílhavo inclui sete atividades, em torno do setor da cerâmica (neste caso, a porcelana) e do setor das pescas (do largo). Estão agendadas visitas orientadas ao Navio-Museu Santo André e ao bairro operário da Vista Alegre, oficinas de olaria, demonstrações de ofícios e “peddy papers”.

A grande maioria das atividades são gratuitas e vocacionadas para várias faixas etárias.

O desenvolvimento do Turismo Industrial enquadra-se na Estratégia Nacional de Turismo 2027 e tem subjacente a valorização do património histórico-cultural e das atividades identitárias dos territórios, que refletem a dinâmica e capacidade de inovação da produção nacional.

O programa local passa por visitas guiadas ao Bairro Operário da Vista Alegre, Peddy paper no Santo André, oficinas e histórias em rede.