Vista Alegre comemora Dia do Sócio do Clube de Colecionadores.

2022-03-23 17:03

Categoria: 

Concelho: 

A Vista Alegre comemora de 25 a 27 de março o Dia do Sócio do Clube de Colecionadores da Vista Alegre, clube limitado e fechado a 2 500 sócios.

O Clube de Colecionadores da Vista Alegre (CCVA), pertencente a uma instituição com quase 200 anos, de uma enorme riqueza histórica e artística, possibilita aos seus Sócios um conjunto de vantagens que tornam este clube muito apetecível. Desde o acesso ao melhor da marca, a preferência na subscrição das obras de autor e das séries numeradas limitadas, até à oportunidade sem precedentes de adquirir e colecionar criações com forte potencial de valorização, graças à edição anual de duas peças exclusivas (uma em porcelana, outra em cristal).

Criado em 1985, o CCVA oferece aos seus sócios informação antecipadamente sobre as coleções especiais, prioridade na aquisição das mesmas, descontos especiais na marca Vista Alegre entre outras vantagens. O Dia do Sócio será comemorado em todas as lojas da Vista Alegre (à exceção da loja da Vista Alegre no El Corte Inglês). Sendo que nas lojas do Chiado, Norte Shopping, Clérigos e Aveiro contará com a presença de pintores da marca que estarão a trabalhar, ao vivo, na pintura de algumas peças icónicas. Esta celebração é acompanhada pelo lançamento de peças da marca, descontos especiais e uma série de ações que enaltecem a história da marca, as técnicas de produção e o design exclusivo e minucioso.

Destas coleções realçamos a coleção de Aves de Portugal, os Animais de Caça – com especial destaque para o lançamento mais recente, Corço -, criadas com a ajuda de biólogos e ornitólogos e com a perícia dos artistas da marca. Noutro segmento mais contemporâneo, destacamos peças com a De Natura, do reconhecido artista Pedro Cabrita Reis ou as jarras Chinoiseries, lançadas em 2021, da autoria de Pedro Proença.

Este clube é uma forma de celebrar o prestígio da marca, de enaltecer os clientes e seguidores que estão com a Vista Alegre há muito tempo. A marca, desta forma, quer prestar uma homenagem a todos os clientes que fazem parte da história da mesma e que valorizam o sentimento de pertença a um clube de prestígio.

Segundo João Pinto Basto, responsável pelo CCVA “ trata-se um clube distinto e exclusivo onde os verdadeiros colecionadores têm um lugar privilegiado. Temos orgulho na nossa história e distinguimos aqueles que nos acompanham há vários anos, e que nos têm ajudado a construir este percurso com quase 200 anos”.

Fundada em 1824, a Vista Alegre detém uma herança cultural e artística sem paralelo, guiada pela liberdade criativa e pelo espírito inovador. A excecional qualidade de fabrico, apoiada numa perícia manual única consolidada ao longo de gerações de artesãos, e a colaboração com os mais prestigiados e inventivos criadores contemporâneos fazem da marca uma referência mundial. Ao desenvolver as suas coleções de mesa, decoração e lifestyle, a Vista Alegre cruza múltiplas artes, dando origem a peças singulares e intemporais, reconhecidas a nível internacional pela excelência do seu design.

Em 2001, o Grupo Vista Alegre (porcelana, faiança e grés) fundiu-se com o Grupo Atlantis (cristal e vidro feitos à mão e de elevada qualidade), dando origem a um dos maiores grupos de “tableware” e “giftware” da Europa: o Grupo Vista Alegre Atlantis. Em 2009, o Grupo Vista Alegre Atlantis passou a integrar o portefólio de marcas do Grupo Visabeira, após a oferta pública lançada com sucesso sobre as ações da Vista Alegre Atlantis.

Em 2021, a Vista Alegre recebeu 19 prémios, dos quais se destacam os German Design Awards, os EPDA – European Design Awards, os IDA (International Design Awards), de Los Angeles, Estados Unidos. A salientar ainda o Costumer’s Friend – prémio que reconhece a experiência de compra - que galardoou a Vista Alegre com a distinção Winner, na categoria Superior Excellence.

Grandes nomes do design contemporâneo, da pintura, escultura, arquitetura, literatura e outras formas de arte têm emprestado o seu talento a muitas criações da marca. Siza Vieira, Joana Vasconcelos, Patrick Norguet, Ross Lovegrove, Marcel Wanders, Jaime Hayon, Malangatana, Sempé, Brunno Jahara, Sam Baron, a marca francesa Christian Lacroix e a insígnia Oscar de la Renta são alguns dos artistas e designers que se associaram à Vista Alegre. Os serviços Vista Alegre são usados oficialmente pelo Presidente da República Portuguesa, pela Casa Branca, por várias Casas Reais e por muitas personalidades de todo o mundo. A Vista Alegre fornece ainda as loiças oficiais de várias embaixadas espalhadas pelo mundo, nomeadamente as do Brasil, Espanha e Marrocos, bem como outras instituições públicas e privadas nacionais e internacionais. Em outubro de 2018 a Vista Alegre foi distinguida pela Comissão Europeia com o prémio “Regiostars”, um galardão que gratifica os melhores projetos de política de coesão na União Europeia, privilegiando projetos inovadores e de boas práticas de desenvolvimento regional.